Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dar a volta por cima





 Auto superação 


 


Você já se sentiu, alguma vez, a pessoa mais incapaz da face da terra?
 
É até possível que tenha acontecido por mais de uma vez, não é mesmo?

E por que será que isso acontece?

Vamos refletir um pouco sobre essa questão.

Considere, em primeiro lugar, que você é uma pessoa única, não existe ninguém no universo igual a você.

Você tem uma soma de experiências só suas.

Tem sentimentos únicos e tem limites que são só seus.

Então, é provável que ao tentar superar outra pessoa, tenha a sensação de que não é capaz e se frustre.

Se uma pessoa muito ligada a você, por exemplo, inicia um curso qualquer, e você não tem o mínimo talento para essa atividade, sente-se inferior.

Se um amigo começa um regime para emagrecer, e você está se sentindo um pouco acima do peso, faz o mesmo regime e não perde uma única grama, sente-se a pessoa mais infeliz.

Se, na academia que frequenta, as pessoas ao seu redor fazem proezas enquanto você apenas faz tentativas vãs, a vontade de desistir é quase inevitável.

Essas, entre tantas outras situações, podem ocasionar desestímulos e sensação de fracasso.

No entanto, ao admitir que você é um ser único, e não há no universo ninguém igual a você, todas as frustrações desaparecem.

Você, ao invés de olhar ao redor, tentando superar os outros, buscará conhecer suas próprias possibilidades, talentos e limitações, e buscará superar a si mesmo.

E então, cada conquista, ainda que mínima, será uma vitória real.

Considere que você, e somente você, deve servir de parâmetro quando se trata de conquistas próprias.

As conquistas dos outros são dos outros, e todos tiveram ou têm limitações a superar ou talentos conquistados com os próprios esforços.

Não há dúvida que podemos almejar determinadas conquistas que outros já possuem, mas não devemos querer tê-las prontas.

Cada esforço deve ser envidado com lucidez, pela auto-superação, e não pela superação dos outros.

Sempre existe algo que você faz melhor que os outros e algo que os outros fazem melhor que você, e isto não é motivo para desanimar.

A verdadeira grandeza está justamente em reconhecer essa realidade e aceitá-la com maturidade.

Embora haja um forte apelo social para que acreditemos que somos uma massa uniforme, que devemos seguir determinados padrões, nós continuamos a ser indivíduos únicos.

Reflita sobre essas questões e tenha uma conversa consigo mesmo.

Analise-se com carinho e atenção, para conhecer seus limites e tente superá-los, sem neuroses.

Conheça seus talentos e reforce-os, sem pretensões descabidas.

Busque a auto-superação e não a superação dos outros.

Cresça de forma efetiva, para ser a cada dia melhor que no dia anterior.

Melhor que você mesmo, e não melhor que os outros.

Não há clones de você e tampouco você é clone de alguém, por mais que se pareça fisicamente com outra pessoa.

Nem mesmo irmãos gêmeos estão nivelados nas experiências.

Cada um tem seus limites e potencialidades singulares.

Pense nisso!



Você é um espírito ímpar.

Pode até imitar muito bem outras pessoas, mas ainda nisso você será sempre inigualável.

Seu perfume espiritual é único.

Suas emoções são intransferíveis.

Deus criou você para que seja você mesmo, ninguém mais.

Pense nisso, e busque vencer os próprios limites para ser cada dia melhor que na véspera.



Fonte - Texto do momento espírita.


Comentário

Todos nós somos uma individualidade, não existe ninguém igual a nós mesmos, temos identidades únicas e com experiências exclusivas; com expiações e provas a cumprir em nossa caminhada terrena.

E através da nossa perseverança, coragem, força de vontade, disciplina e principalmente a fé em Deus que ele é conosco, aí sim podemos remover as montanhas de nossos caminhos ao superarmos as nossas atribulações e dificuldades.

Mas, para vencer as adversidades que possam se por a nossa frente é preciso que trabalhemos e nos esforcemos para isso e jamais desistirmos do enfrentamento de nossas dificuldades e atribulações; porque, todo trabalhador que se esmera e exerce sua obrigação com amor ao final da jornada recebe o merecido salário, e assim, acontece com cada um de nós ao superar os obstáculos.

Deus no imenso amor que tem por seus filhos, nos criou fortes e corajosos para que possamos enfrentar e superar todas as mazelas que se coloquem a nossa frente, podemos fazer o que quiser, depende única e exclusivamente de cada um de nós.

Porque se irá enfrentar desconhecido?

Para se recomeçar tudo do ponto zero é como enfrentar o desconhecido, não se tem conhecimento dos desafios que vem adiante.

No meu recomeço foi muito difícil de aceitar a minha nova condição de vida.

Eu era um homem forte, trabalhador, gostava de me exercitar; praticava capoeira e ciclismo; de repente me vejo prostrado em cima de uma cama, com movimentos só da cabeça; não é pra menos que me desesperei e vi o mundo desabar em minha cabeça.

A minha mente fervilhava de indagações: como ou o que vou fazer de agora em diante; o que será da minha família; será que vou me recuperar totalmente ou parcialmente; será que Deus se esqueceu de mim ou está a me castigar?

Para piorar a situação vim a saber por intermédio de meu sobrinho que, o medico tinha dito a minha esposa que nunca mais eu iria andar, ficaria prostrado na cama até o fim de meus dias; confesso que fiquei com uma enorme raiva do médico; passei a fazer o tratamento só que entrava dia, mês, ano e nada de me recuperar; mas mesmo assim não desanimava e me dedica diariamente a fisioterapia.

Quando foi lá por meados de 94, os meus movimentos do braços deu sinal de recuperação e depois as pernas, eram poucos movimentos mas já era alguma coisa; até conseguia tocar a cadeira, era só pra frente mas já era uma vitória; era o começo de um novo aprendizado.

Mas a força que me movia era a fé em Deus, em Nossa Senhora Aparecida e muita força de vontade de vencer; não precisava ser uma recuperação de 100%, se fosse uns 60% já estava bom de mais.

Olha a luta é árdua; mas vale a pena, porque só depende da gente.

Hoje em dia eu agradeço a Deus por tudo que ele vem fazendo por mim; não estou 100%, mas muito melhor que antes estou e como, mesmo assim ainda continuo a minha luta; aprendi a conviver com as minhas limitações e hoje em dia sou feliz.

E, também hoje agradeço o médico que me diagnosticou, porque se não fosse ele mexer com os meus brios, não teria me empenhado em vencer.

E nessa nova fase aprendi coisas, que jamais sonhava conseguir fazer quando andava; Deus priva você de alguma coisa e te dá em dobro outras; ele não desampara ninguém.

O primeiro passo é a aceitação, a parti do momento que aceitas tudo desencadeia gradativamente tornando-se cada vez mais fácil; é perseverar que o tempo se encarrega do resto; sei que não é fácil, mas a recompensa é gratificante.

Falo isso porque sei o que passei; e continuo passando; a vinte anos venho lutando dia após dia; enquanto tiver forças estarei lutando com fé, coragem, persistência, força de vontade e muita serenidade.

Tenha sempre em mente:"Vou vencer e vencerei".







A diferença entre a força e a coragem.

 
É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil.

É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda.

É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.

É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida.

É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé.

É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.

É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los.

É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para fazê-lo parar.

É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.

É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.

É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.

Se você sente que lhe faltam a força e a coragem, queira Deus que o mundo possa abraçá-lo hoje com Calor e Amor !

E que o vento possa levar-lhe uma voz que lhe diz que há um Amigo, vivendo num outro lado do Mundo, desejando que você esteja bem.



Fonte - Texto momento espírita


Comentário 
 
Como podemos ver na mensagem acima tanto a força e a coragem separadas perdem forças, se não estiverem trabalhando juntas.

Em todas as dificuldades e obstáculos que passamos em nossa caminhada na estradas da vida chegará num determinado ponto decisivo; onde estaremos diante de uma bifurcação.

Qual será o melhor caminho?

Como se decidir acertadamente entre os caminhos?

Uma escolha difícil, e toda escolha tem suas consequências boas e má.

Se não tiver coragem e muita força de vontade em seu objetivo e meta para atingir ficará indeciso.

Agora se tiver coragem e escolher um caminho, automaticamente terá força de vontade, disciplina fé e perseverança para enfrentar os obstáculos.

Assim com muito esforço e trabalho conseguirá ultrapassar todos s obstáculos e chegar na sua meta desejada como vencedor.

A luta é árdua mas não impossível, basta querer....












Um comentário:

  1. Recomeçar não é nada fácil, ainda mais quando se inicia da estaca zero sem nenhum conhecimento do que virá pela frente, é campo totalmente desconhecido que para enfrentá-lo precisa de muita coragem, força de vontade, persistência, fé e principalmente acreditar em si mesmo que pode vencer esses obstáculos e chegar a vitória.

    ResponderExcluir