Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Vou perder o meu companheiro(a) para uma pessoa sem deficiência, e agora?



Vou perder o meu companheiro (a) para uma pessoa sem deficiência, e agora? 



Hoje eu quero conversar sobre a insegurança nos relacionamentos.

Claro que esse sentimento de insegurança é comum nos relacionamentos, aquele inicio, onde tem muita paixão, necessidade de estar junto, tudo muito bom, muito quente. 

Mas como é começo, estávamos conhecendo o outro e o outro também nos conhecendo.

Então tudo gera uma grande insegurança, porém com o tempo, esse sentimento vai diminuindo, lógico que para algumas pessoas, ele sempre vai estar presente, mas não é sobre isso que quero falar agora.

Meu assunto hoje é conversar sobre a insegurança das pessoas com deficiência que têm medo de perder o parceiro ou a parceira, para qualquer outra pessoa que não tem deficiência, pois a considera inferior, provocando a insegurança.

Quero conversar com você, que morre de medo de perder o parceiro (a), porque acredita que sempre vai ter alguém "melhor" que você.

Já digo, não há ninguém melhor que ninguém, outra, deficiência não é e nunca vai ser defeito.

Ela é uma característica sua e por isso você tem algumas necessidades específicas, é isso!!

Ok??

Vamos para outro ponto, você já conversou com o seu parceiro (a)?

Questionou o porquê vocês estão juntos???

Se você é insegura (o) por causa da sua deficiência, pergunte qual o significado da sua deficiência para a pessoa.

Fale se abra para a pessoa e escute o que o outro vai falar.

Ah, confie na pessoa, na relação de vocês, isso é o mais importante, confie em você, você tem muitas qualidades, qualidades que certamente encantaram a pessoa que esta aí ao seu lado...

Não acabei não, o papo vai continuar!!!

Como funciona quando vocês estão juntos, é bacana?

Vocês dão risadas juntos???

Vocês são amigos (as)???

Brincam?

Os planos combinam?

Agora, vou esquentar!!!

E o sexo?

É bom para você???

E para seu parceiro (a)????

Você sabe dizer, você sente prazer, desejo, um pelo outro????

Tem química??

Agora, falando mais serio!

A sua, a nossa deficiência, é fogo, às vezes, temos vontade de fugir dela, deste corpo "estranho"!!!

Eu já tentei, diversas vezes.

No entanto é impossível, aí vem o fundamental, que já falei muito aqui, a famosa aceitação.

Não podemos passar a vida toda, tentando fugir e perder uma vida inteira, pois mesmo com deficiência, é possível viver!

A gente não se resume a deficiência, não somos apenas a deficiência.

Ela faz parte da gente, porém a gente não faz parte somente dela!!!

Nossa, filosofei, deu para entender????

Acho que sim!!! 

Então se seu parceiro (a) esta com você é porque ele (a) gosta de você.

Ele poderia escolher outra pessoa, o que não falta é pessoa no mundo...

Deixe a deficiência ocupar, somente, o lugar dela, ela tem sim um espaço na nossa vida, mas não deixe que ela se espalhe e tome conta de você, porque aí sim vai ser complicado!!!

Dica confie em você, se curta, se conheça seja feliz!!!!!


Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.








Sou deficiente e tenho inseguranças no namoro...
 

Olá pessoal, particularmente acho esse assunto muito importante, e por isso resolvi postar esse depoimento aqui no nosso espaço.

É de um companheiro que tem dúvidas e inseguranças no relacionamento afetivo, espero que essa experiência possa somar na sua vida.

Por favor não esqueçam de deixar a vossa opinião em forma de comentário no final dessa postagem.

Oi pessoal :)
Sou Pedro,tenho 18 anos e aos 14 sofri um acidente que me deixou sequelas que vou levar para o resto da vida.

Fiquei tetraplégico...

Quando sentei na cadeira de rodas pela primeira vez e vi que não sentia absolutamente nada abaixo do meu pescoço,senti que queria morrer...a sensação é de ser uma "cabeça ambulante",pois é somente ela que sentimos' rsrs.

Enfim,passaram-se 4 anos e eu recuperei alguns movimentos dos braços,poucos,mas recuperei.Na época vi que tinha perdido várias coisas,mas o que mais me importava era o surf e as garotas...eu era o "galãzinho" da turma,e depois do acidente elas logo trataram de arranjar outro garotinho por quem suspirar...

Minha vida virou de ponta cabeça.

Hoje sou um rapaz mais maduro,e comecei a ver novamente o que é ser admirado,ver novamente como é ser elogiado e comecei a me sentir bonito de novo.

Encontrei uma garota linda!Linda por dentro e por fora.Apesar de ter vários caras atrás dela,ela me escolheu!

Ela preferiu correr o risco de ficar com um tetraplégico,um cara que apesar de amá-la e ser independente,vai dar um pouco de trabalho,pois é isso que sinto,eu dou trabalho para as pessoas.

Minha família amou ela,e a família dela se dá super bem com a minha...

Ela me ajuda sempre e me acompanha a todas as sessões de fisioterapia.

Ela diz que me ama e que me acha lindo,me diz palavras lindas e eu retribuo,já chorou junto comigo e me apoiou plenamente em momentos de dificuldade...já me deu apoio físico e mental sempre que precisei.

Tudo parece perfeito até agora,mas infelizmente não tá...não sei porque,mas me sinto MUITO inseguro!

Afinal,ela tem amigos bonitos e "perfeitos" fisicamente.

Por onde andamos nosso relacionamento assusta e chama a atenção das pessoas...as amigas dela perguntam "é seu irmão?" ou "é seu primo?", e quando ela diz que somos namorados a reação delas é terrível!

Ela é tão linda...já me peguei várias vezes abobado olhando pra ela fixamente...todos dizem que ela sempre me olha com ar de apaixonada também,mas esse não é o lance...eu sei que ela me ama,ela me vê como homem,e não como um deficiente,sempre respeitando minhas limitações.

Acho que meu medo é de perdê-la...ultimamente temos brigado muito por ciúmes bobos meus com os amigos homens dela,temos brigado e eu tenho feito ela chorar...e quando fiz ela chorar,juro que quis morrer!

Ela é tudo pra mim,não posso perdê-la...nossa relação ultimamente está péssima por minha causa,por causa da minha insegurança.

Sei que estou sendo um babaca,mas não consigo evitar!

Estou precisando muito de ajuda...tenho tido ataques de ciúmes a troco de nada,coisas que eu não tinha antes...já insinuei uma vez que ela tinha me traído e ela foi pra casa aos prantos.

Nos desculpamos,mas nada se resolveu.

Podem me dar pelo menos um conselho?

Uma ajuda?

Alguém pode me passar um pouco de experiência?

Obrigado a todos...

Abraço !!







Sou Deficiente e tenho Inseguranças no namoro 2


Pensando na situação do Pedro, que escreveu uma carta para o blog, Inclusão Diferente, contando um pouco, sobre seus medos e inseguranças que tem em relação ao seu namoro.

Pedro sofreu um acidente e ficou tetraplégico, depois de algum tempo, começou a namorar e ai veio às duvidas, as incertezas.

Normal, todos esses sentimentos.

Vamos primeiro olhar de uma maneira genérica, todos nós, em algum momento da vida, já sentimos ciúmes, medo de perder aquela pessoa que “amamos”.

Sentimos ameaçados por fantasias que criamos e dai vem o ciúme, o medo.

Agora, vamos pensar no caso do Pedro e em outros milhares de casos, que são pessoas com algum tipo de deficiência, que foge do padrão de beleza que a sociedade criou, não sei da onde.

E para piorar, ainda tem aquela ideia, de que a pessoa com deficiência não pode namorar, tem que reprimir os desejos, a atração.

Isso tudo, só aumenta os medos e inseguranças da pessoa, por isso o Pedro tem tantos medos, incertezas e, de fato, não confia no amor deles, do casal.

No entanto, há como trabalhar esses sentimentos, aprender a lidar com eles.

Aceitar a sua deficiência é a primeira coisa e a mais difícil, conhecer seus potenciais, valoriza-los, conhecer as fraquezas também, conhecendo-as, pode te fortalecer e até deixar de ser uma fraqueza.

Outro ponto que é fundamental é acredita na relação, no casal, no que ambos, estão construindo juntos, na amizade, no amor, no carinho, no desejo, no respeito e na cumplicidade.

Um corpo “perfeito”, não é sinônimo, de uma vida amorosa, “perfeita”!!!!!!!!



E você o que pensa sobre o assunto?


Texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.







Observação:

Navegando na net a procura de matéria para o blog encontrei no site www.inclusaodiferente.net essas três postagens resolvi uni-las e compartilhar com vocês; são história e dúvidas que nos cadeirantes temos e passamos em relacionamentos amorosos.

Aqui não falo só no meu caso mas de todos nós cadeirantes, porque já passamos pelas mesma situações.











Um comentário:

  1. Olha essa matéria mostra a dificuldade, o medo e o preconceito com que um deficiente sente e sofre dentro da nossa sociedade; o preconceito das pessoas em relação ao deficiente num relacionamento; o medo do deficiente que acha que lidam com ele com o sentimento de compaixão e não amor; e a dificuldade de ter a certeza de que é amor e não compaixão. Mas para o amor não existe barreiras, ele supera tudo.

    ResponderExcluir