Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Inclusão ou apenas uma ilusão???



É Falta de Oportunidade vou é Ilusão?

Tem algo de errado acontecendo com a inclusão!

Tudo bem, eu canso de falar aqui no blog, no meu blog, nas redes sociais, nas palestras, que a inclusão, acontece totalmente errada, que a sociedade não faz nada para uma verdadeira inclusão.

No entanto tem pessoas com deficiência, como eu, que conseguiram fazer uma inclusão real.

Isto é, estudamos, nos formamos, falamos outras línguas, temos pós-graduação, mestrado, doutorado e tudo que atualmente o mercado exige.

Porém a maioria das pessoas com deficiência, são obrigadas a interromper a carreira por aqui, porque o mercado, a sociedade, não dá reais oportunidades para a gente!!!

Isso é fato, a sociedade não consegue olhar para a pessoa com deficiência, como sendo um profissional competente.

Ela enxerga, apenas, a deficiência, como um ser com tantas limitações, pode trazer lucro para a empresa, pode ser um excelente profissional???

Infelizmente, é essa a mentalidade do pessoal, em relação as pessoas com deficiência.

Por isso toda essa dificuldade de fazer uma inclusão de verdade.

Aí, a sociedade não consegue oferecer oportunidades reais e ai????

Quando vamos mudar essa situação?

Ou será que não vamos mudar?

Vamos ficar nessa inclusão mascarada?

Brincando com as pessoas com deficiência, fingindo que as respeitam!!!


O Maior inimigo da Inclusão é a Mídia.

Ah, aproveitando o post, vamos pensar na mídia, alguém já viu, nestes programas de televisão, aonde as pessoas vão para cantar, algum candidato com deficiência?

Eu, nunca vi!!!

Será que não tem, nenhum cantor (a) com deficiência????

Ou será que a mídia não quer????

Será que não tem um cantor cadeirante???

Onde eles estão???


Artista também não se vê um, nas novelas!

Vejo sim, artistas fazendo papel de pessoa com deficiência, por quê???

Por que a sociedade faz questão de ignorar, esconder a pessoa com deficiência, excluir.

Fingir que estamos fazendo, trabalhando para a diversidade, mas no fundo é uma inclusão perversa, onde ilude o sujeito com deficiência, dar esperança e na hora H, não é nada daquilo.

Isso já aconteceu centenas de vezes comigo, ia às entrevistas, a pessoa até parecia ficar "encantada" comigo, contudo a proposta nunca se concretizava!!!!

Vivi vários lutos, sofri muito, hoje eu, já consigo descrever cada passo, a expectativa, a ansiedade, o sonho, à espera eterna, a falta de resposta, a dor, o luto, a falta total de expectativa na vida, a realidade nua e crua, aí volta, não sei como, a vontade de lutar novamente, de viver!!!

E ai?

Por que a sociedade faz essa maldade com as pessoas com deficiência???

O que tem de gente ganhando dinheiro com essa inclusão perversa, é absurdo e ninguém faz nada para interromper isso...

Isso realmente me revolta!!!!!

O que você me diz dessa situação???


Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.





Cotas para Pessoas com Deficiência nas Empresas, Ruim com ela, Pior sem Ela?


Cotas para pessoa com deficiência nas empresas, ai?

Ruim com ela, pior sem ela?

Ou não?

Vamos conversar sobre este assunto, tão polêmico e que merece ser pensado e eu acho que até tem solução, mas será que a população quer trabalhar para uma verdadeira inclusão?

Já adianto logo, não sei se vou responder todas essas perguntas, pois não sei se eu sei, outra, meus posts são muito mais para a gente refletir, pensar junto e tentar colocar aos poucos em pratica!!!

Voltando, na época que não tinha cotas, eu era criança, adolescente, não pensava em trabalhar, não sabia como era não tive esta vivência.

No entanto sei, tenho certeza que empregava muito menos pessoas com deficiência naquela época, do que hoje.

Meu pai trabalhava em uma multinacional e como ele sempre foi louco por mim, pensando no meu futuro, ele começou a contratar pessoas com deficiência, não por causa da Lei, mas sim porque ele queria mudar a cultura, para quando eu chegasse lá na frente, fosse mais fácil...

O pessoal da empresa achou a ideia dele maluca, porém compraram a ideia e lá tinha pessoas com deficiência trabalhando de fato, cada um no seu cargo...

Passaram se anos, meu pai saiu da empresa, e eu por outros motivos fui chamada lá, pela pessoa responsável pela área de diversidade, para fazer um trabalho concreto de inclusão!!!

Felicidade era pouco, eu era um oceano de felicidade, tudo perfeito, anos depois, eu ia dar continuidade no que meu pai deu início um dia pensando em mim e na empresa que eu cresci que tenho um eterno carrinho.

Contudo, não deu certo, a empresa foi vendida e pelo jeito o comprador não tem a cultura da inclusão!!!

Você percebe que a inclusão é uma questão cultural, se alguém se manifesta dentro da empresa, mostra o porquê ela é importante para todos, que a pessoa com deficiência também é capaz como qualquer outra pessoa, dessa forma a inclusão acontece.

Se tivéssemos uma pessoa assim, em cada empresa, em cada esquina, não íamos precisar ter Lei de Cotas, ia ser perfeito!!!!!!

Mas já que não temos, eu acredito sim que precisamos da lei, a ideia dela é muito boa e ela é fundamental para a inclusão.


O erro não é ela, mas a sociedade, as empresas que tiveram a capacidade de adaptar a lei conforme os seus interesses, elas não querem empregar de fato a pessoa com deficiência, não querem nem experimentar, tentar!!

O preconceito, a ignorância, não permite...

É necessário talvez reformular a Lei de Cotas, não sei como, mas fazer com que as empresas empreguem o profissional com deficiência e não uma pessoa com deficiência para ficar lá atoa fazendo de conta que existe inclusão!!!!


Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.






Pra que a Pessoa com Deficiência precisa de Currículo???
 
Pra que a pessoa com deficiência precisa de currículo???

Eu sempre me fiz esta pergunta, pois realmente nenhuma empresa olha o currículo da pessoa com deficiência, eles só estão interessados em cumprir a bendita cota.

Elzinha aqui, já cansei de passar por isso, não sei se já contei aqui no blog, então vou comentar.

Eu desde o terceiro ano de faculdade, tento um estágio e depois um trabalho e toda vez que chegava na entrevista, eles faziam uma cara de assustados ao ouvirem as minhas perspectivas de trabalho.

Alguns nem chegavam a me falar a proposta, a vaga, já outros falavam sem o menor receio e ainda diziam que iam me ligar até o final da semana que vem!!!!

Claro que nunca chegaram a ligar né??

Teve várias empresas que gostaram de mim, mas elas não são capazes de abrir a mente e perceber que, talvez aquela pessoa, no caso eu, possa ser interessante para a empresa.

Que apesar da deficiência, de todas as limitações físicas, eu poderia levar lucro, beneficiários para ela!!!!!

A sociedade ainda não tem a capacidade de aceitar que a pessoa com deficiência é muito mais do que apenas uma deficiência.

Que pode ter sim uma profissão, ser altamente qualificado, como qualquer outra pessoa.

Quando a sociedade conhecer de fato o que é uma deficiência, qual é o seu significado, perceber que a pessoa com deficiência antes da deficiência, vem o sujeito.

Ai sim, o currículo da pessoa com deficiência vai ter um verdadeiro sentido, significado. As empresas vão avaliar o candidato como se deve!!


Hoje, a gente só questiona:

Pra que a pessoa com deficiência precisa de currículo??

As empresas olham para a pessoa com deficiência como se fosse moeda, todas iguais, moedas de troca.

As empresas colocam essas”moedas" lá dentro e em troca, não pagam a tal multa.

É assim que funciona simples, ótimo custo beneficio, para os brilhantes empresários, executivos, que trabalham com mercado, dinheiro e acham que o ser humano também é um simples objeto.

E o ser humano com deficiência, piorou, é um objeto quebrado, inútil, todos iguais!!!!! 


Peguei pesado?



Peguei mesmo, sabe por que????


Porque não é nada fácil, você se preparar para uma entrevista, criar expectativas, fazer planos, enfim todos aqueles sentimentos que qualquer um tem quando é chamado para uma entrevista.

E ai, tudo desmorona em questão de segundos e isso se repete diversas vezes.

Ai, você percebe que o erro não está em você, que o buraco é muito mais embaixo e não tem muito que a gente possa fazer!!!

Infelizmente, não tem como ficar livre da deficiência, mas também não podemos nos fazer de vítima das circunstâncias!!!!

É preciso mesmo mostrar as caras, deixar a sociedade bater, é porque a cada entrevista que eu ia, era um tapa, daqueles que doía que deixavam marcas.

Essas marcas doíam e ainda doem, porem também me ensinaram muito, me ensinaram o que eu faço hoje, o meu atual trabalho.

O meu currículo é formado por marcas, cicatrizes e ainda não tive nenhuma empresa, até hoje, que leu o meu currículo!!!!!


Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.






Achei essa postagem muito interessante por relatar uma falsa inclusão que nos tentam empurrar ao invés de realizarem a inclusão concreta e verdadeira, por isso quero compartilhar com vocês.











Um comentário:

  1. Infelizmente a inclusão em todas as áreas são perversas, apenas mascaram para constatar que seguem as leis e respeitam as cotas reservadas aos deficientes.

    ResponderExcluir