Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Hidroterapia e seus benefícios na lesão medular


 
HIDROTERAPIA


Lesão Medular

O termo lesão medular é utilizado para se referir a qualquer tipo de lesão que ocorra nos elementos neurais do canal medular.

A Hidroterapia nos casos de lesão medular é indicada onde há alterações do tônus muscular, perda ou dificuldade de movimentos, contraturas, perda de equilíbrio ou das reações de proteção e déficit na coordenação e associação de movimentos.

A lesão medular é uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes, constituindo-se em um verdadeiro desafio para a reabilitação.

Tal dificuldade decorre da importância da medula espinhal, que não é apenas uma via de impulsos aferentes e eferentes entre as diversas partes do corpo e o cérebro, como também um centro regulador que controla importantes funções como a respiração, a circulação, a bexiga, o intestino, o controle térmico e a atividade sexual.

Como ocorre as lesões??

A lesão medular é definida pela American Spinal Injury Association como sendo uma diminuição ou perda da função motora, sensória ou anatômica, podendo ser uma lesão total ou parcial, devido ao trauma dos elementos neuronais dentro do canal vertebral.

A lesão ocorre,principalmente nos acidentes automobilísticos, queda de altura, acidente por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo.

A frequência dos traumatismo raquimedular (TRM) em decorrência de ferimentos por projéteis de arma de fogo tem aumentado de modo considerável, refletindo o alto nível de violência nos grandes centros.

Porcentagem das lesões:

A incidência relativa dos níveis de lesão é de 58% cervicais,

35% torácicas e

7% lombares e sacrais.

TIPOS DE LESÕES TRAUMÁTICAS:

O choque medular é a perda de todas as funções neurológicas abaixo do nível da lesão medular, o que representa interrupção fisiológica, e não anatômica, da medula espinhal.

Caracteriza-se por paraplegia flácida e ausência de atividade reflexa.

A duração não costuma ser superior a 48h, mas pode persistir várias semanas.

O retorno de atividades reflexas, como o reflexo bulbo cavernoso, cremastérico e contração do esfíncter anal indicam o fim do choque medular.

A ausência do retorno da motricidade ou sensibilidade abaixo do nível da lesão, após o choque medular, é indicativo de lesão irreparável.

  • Lesão Medular Completa - As funções motora e sensitiva estão ausentes abaixo do nível da lesão.

  • Lesão Medular Incompleta - Há alguma função motora ou sensitiva abaixo do nível da lesão.

Síndromes Medulares

  • Síndrome Medular Anterior - É a mais comum das lesões medulares incompletas, caracterizada pela perda dos movimentos voluntários e da sensibilidade dolorosa, com preservação da sensibilidade táctil e vibratória.
    Geralmente ocasionada por lesão da artéria espinhal anterior.

  • Síndrome Medular Posterior - É rara; particularizada pela perda da sensibilidade táctil e vibratória, com preservação da motricidade e sensibilidade dolorosa.
    Pode acontecer nos casos com fratura de lâmina ou hematoma posterior, isolados.

  • Síndrome Central da Medula - Surge na medula cervical, nas lesões por hiperextensão, em pacientes com espondilose preexistente.
     
    Caracteriza-se por tetraparesia de predomínio distal de membros superiores e anestesia suspensa (predomínio nos membros superiores a tórax, podendo estar preservada nos membros inferiores).

  • Síndrome do Cone Medular - Particulariza-se pela ausência da sensibilidade perineal, com perda de controle dos esfíncteres e alteração motora distal dos membros inferiores.

Denominações Utilizadas na Avaliação do Paciente com Lesão Medular.

Tetraplegia – Lesão da medula espinhal que causa perda ou disfunção sensitiva e motora nos segmentos cervicais (elementos neurais internos do canal medular).

A tetraplegia promove diminuição da função motora e sensitiva nos membros superiores, tronco, membros inferiores e orgãos pélvicos.

Paraplegia – Determinada por diminuição ou perda da função motora e/ou sensitiva nos segmentos torácico, lombar ou sacral (exceto o segmento cervical) da medula espinhal, decorrente de lesão dos elementos neurais internos do canal medular.

Na paraplegia, a função dos membros superiores é preservada mas, dependendo do nível da lesão, o tronco, os membros inferiores  e os órgãos pélvicos podem estar envolvidos.

Exames:

Para que todos os níveis de lesão neurológicos, sensitivo e motor sejam bem definidos, deve-se efetuar um exame neurológico cuidadoso, detalhado, que mapeie, em cada paciente, de forma clara: motricidade e seu nível de preservação, sensibilidade e atividade reflexa da região perineal.

Tratamento

O tratamento na piscina aquecida, para estes casos, exige especial atenção devido aos princípios físicos de hidrostática e hidrodinâmica e aos efeitos fisiológicos provocados pela imersão (temperatura da água, ritmo da atividade, tempo de permanência).

Objetivos da hidroterapia:

Habilitar o movimento seletivo livre, estimular o SNC e adaptar, reconstruir, organizar respostas motoras, conscientização corporal, funcionalização do tônus muscular, prevenir ou reduzir contraturas, reeducar o padrão motor, reeducar o equilíbrio e as reações de manutenção, ativar os sistemas cardio-respiratório e circulatório, quebrando a homeostase, reeducar as transferências e a marcha, capacitar o paciente para  atividades funcionais do dia à dia.

Técnicas:

WATSU

BAD RAGAZ

Watsu

  • Técnica que promove relaxamento e alongamento muito satisfatório
    .
  • È realizado em piscinas aquecidas em torno de 33ºC a 35ºC, em pacientes que tem maior sensibilidade a água no ouvido utilizar tampões de silicone

Objetivos:

  • Alívio das tensões musculares e psíquicas

  • Liberdade corporal

Bad Ragaz

A técnica requer elevada habilidade e precisão do fisioterapeuta.

Visa desenvolver força muscular.

Anéis de Bad Ragaz

Anéis de Bad Ragaz

Efeitos Positivos na Hidroterapia

O tratamento realizado em piscina terapêutica, proporciona inúmeros efeitos positivos.

Especificamente nos portadores de lesão medular a hidroterapia tem um grande valor terapêutico no que se refere a redução da espasticidade e de contraturas por meio da água aquecida.

Além de reduzir a dor e espasmos musculares, manter ou aumentar a amplitude de movimento, reeducação muscular, alongamento e fortalecimento muscular, encorajamento das atividades funcionais, manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação e postura, infecções respiratória, aumento da expectativa de vida, aumento dos níveis de integração, auxílio no enfrentamento da deficiência, favorecimento da independência, melhora da auto-imagem, auto-estima e satisfação com a vida, entre outros.

Efeitos fisiológicos :

São resultantes do exercício executado e variam de acordo com as temperaturas da água, a pressão hidrostática, a duração do tratamento e a intensidade dos exercícios.

Outro fator importante é que as reações fisiológicas podem ser modificadas pelas condições da patologia de cada paciente.

Prevenção

Observou-se a que a fisioterapia desempenha um papel fundamental na prevenção das complicações da lesão medular proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para o paciente.

As alterações sensitivos motoras, determinadas pela lesão medular, de instalação súbita ou progressiva, impõem uma nova relação do paciente com seu corpo e a conseguinte necessidade de aprender a conviver com essas mudanças.

É função do fisioterapeuta, integrante da equipe de reabilitação, auxiliar o paciente e seus familiares nessa readaptação física, desde as etapas iniciais da lesão medular, executando e orientando exercícios, cuja finalidade é prevenir complicações cardio-respiratórias e músculo esqueléticas, e torná-lo o mais independente possível, de acordo com seu potencial residual.



Fonte: - www.ebah.com.br





 O QUE É HIDROTERAPIA?

 
O poder de cura da água é reconhecido há séculos por conta dos relatos sobre os banhos públicos romanos, dos tratamentos com águas termais ou até mesmo do seu uso para a redução de febres.

Atualmente, hidroterapia, fisioterapia aquática ou aquaterapia são os nomes usados para descrever exercícios fisioterápicos realizados na água, com o objetivo de prevenir e tratar algumas doenças reabilitando o indivíduo e recuperando sua capacidade funcional.

Quer descobrir mais sobre o que é hidroterapia?

Confira!

Qual o embasamento científico para a hidroterapia?

O contato com a água provoca alterações fisiológicas em nosso organismo.

A água quando está quente, promove a vasodilatação aumentando a irrigação sanguínea da pele e dos músculos.

Além disso, ela hidrata as mucosas, favorecendo o alívio da congestão nasal e de distúrbios respiratórios.

Já a água fria provoca o efeito contrário, o de vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo — o que pode ajudar na prevenção de inchaços, por exemplo.

Quando o corpo está imerso na água, como na fisioterapia aquática, ocorre a resistência do meio aos movimentos e a redução do peso corporal, fazendo com que o impacto dos exercícios sobre as articulações seja menor.

Qual profissional é responsável pelas sessões de hidroterapia?

A hidroterapia deve ser instruída por um profissional graduado em fisioterapia e, de preferência, com especialização em hidroterapia — educadores físicos não são considerados capacitados o suficiente para conduzí-la.

Como é uma sessão de hidroterapia?

As sessões ocorrem dentro de uma piscina, onde são feitos uma série de exercícios com o apoio e orientação do fisioterapeuta.

Durante as atividades realizadas, costuma-se usar alguns objetos, como pesos, bolas e arcos — eles auxiliam nos movimentos necessários para a reabilitação.

De acordo com a particularidade de cada caso, objetivo a ser alcançado com a hidroterapia e resultado da avaliação física, os exercícios e a temperatura da água são estabelecidos e planejados pelo fisioterapeuta de maneira específica para cada pessoa.

Para quem é recomendado a hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para atletas que sofreram lesões ou pessoas com problemas ortopédicos, reumatológicos ou neurológicos, como artrite, fraturas, artrose, hérnias, lesões musculares, dores articulares, lombalgias, derrames, paralisia cerebral e reumatismo.

Mas a técnica também é benéfica no tratamento da depressão, alívio da dor nas costas e dos inchaços nas pernas de mulheres grávidas.

Hidroterapia x Fisioterapia

A resistência da água, sua densidade, temperatura e viscosidade contribuem para que a recuperação seja mais prazerosa.

Além disso, devido à sustentação parcial do peso do indivíduo pela água, a realização dos exercícios é facilitada, possibilitando que a performance dos movimentos seja melhor e que tenha menor sensibilidade à dor.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a hidroterapia atinge resultados mais rápidos do que a fisioterapia convencional.

Quais os benefícios da hidroterapia?

As sessões de hidroterapia geram benefícios físicos e psicológicos, atuando em três principais eixos: térmico, circulatório e nervoso.

Ela colabora com o fortalecimento muscular, com a melhora do equilíbrio, aumento da circulação sanguínea periférica e redução de hematomas, alívio de dores, e estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva.

A pessoa também se sente mais consciente do próprio corpo, mais autoconfiante, menos ansioso e estressado.

O sono se torna mais tranquilo e a capacidade funcional para cumprir com as atividades do dia a dia aumenta.

Há alguma contraindicação para a hidroterapia?

Recomenda-se que qualquer pessoa que pretenda fazer a hidroterapia faça uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios.

No entanto, a prática é geralmente vedada apenas para quem tem algum tipo de infecção, principalmente de pele, insuficiência cardíaca, histórico pessoal de epilepsia, e incontinência urinária ou fecal.













3 comentários:

  1. A hidroterapia é um excelente tratamento na lesão medular, esta auxilia no fortalecimento da musculatura, além de ajudar a dar mais mobilidade aos movimentos, sua prática é muito relaxante

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro um lugar que tem hidroterapia perto de Osasco

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Por favor, que tipo de exercícios ou atividades são recomendados por um Terapeuta Ocupacional para um paciente com lesão nível C 7 completa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir