Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A deficiência não me define, mas sou definido por ela!





A Deficiência, não me Define, mas sou Definido por ela!!!
A Deficiência, não me Define, mas sou Definido por ela!!!

Sou mulher!!!!

Sou filha!!!!!

Sou irmã!!!!

Sou tia!!!!

Sou namorada!!!!!

Sou psicóloga!!!!

Sou palestrante!!!!

Quero ser mãe!!!!!!

Mas não sou deficiente!!!

Nem vitima da vida!!!

Eu tenho sim, uma deficiência, a tal da bendita paralisia cerebral.

Ela faz parte sim da minha vida, ela me faz adaptar várias tarefas do cotidiano, enche o meu saco, me deixa em diversos momentos, louca, alucinada, triste, confusa, pois não é fácil ter um corpo maluco, que não te obedece!!!

No entanto a deficiência, não me define, eu tenho que conviver com ela, ela faz parte de mim, porém ela não sou eu, sou muito mais que uma paralisia cerebral!!!

Contudo não é assim que a sociedade vê as pessoas com deficiência, ai que começa o preconceito, a exclusão, a desigualdade, aqui é que encontramos o maior desafio das pessoas com deficiência.

Os outros te olham e só enxergam uma coisa estranha, totalmente fora do padrão e aí não querem nem saber se ali também tem um sujeito, igual a você, com necessidades bem parecidas com as suas.

Ela, eu no caso, também preciso comer, aliás, amo comer!

Também precisamos fazer xixi, cocô, ah, sexo!!!

Somos capazes de estudar, conversar!!!

Precisamos igual a você, trabalhar, afinal dinheiro não cai do céu!!!

Também, precisamos nos distrair, sair, ir a um shopping, um barzinho, uma balada, balançar o esqueleto!!!
Viu?

Como as minhas necessidades, às necessidades de uma pessoa com deficiência são semelhantes às suas?

Seu cabelo te define?

Seu corpo te define?

A sua cor te define?

Então, por que você acha que a deficiência me define?

Por que você olha apenas para a deficiência e acha que ela sou eu?

A gente, seres humanos, temos diversas características, peculiaridades, por isso é impossível alguém definir um sujeito apenas pela cor, pelo cabelo, pela deficiência...

Vamos se livrar dos rótulos que a sociedade, a gente criou, né?

Não sei o porquê inventamos esta praga, é uma praga mesmo, pois querendo ou não, um dia todo mundo acaba sendo vitima dos rótulos!!!

E eles são tão superficiais, sem base, mas geral um mal profundo na sociedade, resultado disso, é a ignorância com pessoas que fogem do padrão, aí vem o preconceito, a exclusão, os olhares das pessoas para o diferente...



Todas as dificuldades que eu, e as pessoas com deficiência passam, de não conseguir trabalho, de certas pessoas mal falarem comigo, outras acham um absurdo eu namorar, não entendem como meus pais apostaram tanto em mim...

Para essas pessoas, a deficiência, me define completamente, então o fato, de ser mulher, filha, psicóloga, palestrante e etc, não significa nada.

O que importa, é a minha deficiência e o sentimento de piedade que elas têm por mim, algumas nem pena sentem, têm desprezo total!!!

E é isso que atrapalha demais a vida das pessoas com deficiência, muito mais que a deficiência em si!

Eu sempre digo, a paralisia cerebral é chata, mas eu faço tudo que eu quero, o que me limita são esses pensamentos pequenos que, de fato, me limita muito!!!


Vamos entender e passar adiante, eu não sou a deficiência e ela não me define!!! Ok??

Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.






Pra que a Pessoa com Deficiência precisa de Currículo???



Pra que a pessoa com deficiência precisa de currículo???

Eu sempre me fiz esta pergunta, pois realmente nenhuma empresa olha o currículo da pessoa com deficiência, eles só estão interessados em cumprir a bendita cota.

Elzinha aqui, já cansei de passar por isso, não sei se já contei aqui no blog, então vou comentar.

Eu desde o terceiro ano de faculdade, tento um estágio e depois um trabalho e toda vez que chegava na entrevista, eles faziam uma cara de assustados ao ouvirem as minhas perspectivas de trabalho.

Alguns nem chegavam a me falar a proposta, a vaga, já outros falavam sem o menor receio e ainda diziam que iam me ligar até o final da semana que vem!!!!

Claro que nunca chegaram a ligar né??

Teve várias empresas que gostaram de mim, mas elas não são capazes de abrir a mente e perceber que, talvez aquela pessoa, no caso eu, possa ser interessante para a empresa.

Que apesar da deficiência, de todas as limitações físicas, eu poderia levar lucro, beneficiários para ela!!!!!

A sociedade ainda não tem a capacidade de aceitar que a pessoa com deficiência é muito mais do que apenas uma deficiência.

Que pode ter sim uma profissão, ser altamente qualificado, como qualquer outra pessoa.

Quando a sociedade conhecer de fato o que é uma deficiência, qual é o seu significado, perceber que a pessoa com deficiência antes da deficiência, vem o sujeito.

Ai sim, o currículo da pessoa com deficiência vai ter um verdadeiro sentido, significado.

As empresas vão avaliar o candidato como se deve!!

Hoje, a gente só questiona:

Pra que a pessoa com deficiência precisa de currículo??

As empresas olham para a pessoa com deficiência como se fosse moeda, todas iguais, moedas de troca.

As empresas colocam essas”moedas" lá dentro e em troca, não pagam a tal multa.

É assim que funciona simples, ótimo custo beneficio, para os brilhantes empresários, executivos, que trabalham com mercado, dinheiro e acham que o ser humano também é um simples objeto.

E o ser humano com deficiência, piorou, é um objeto quebrado, inútil, todos iguais!!!!! 

Peguei pesado?

Peguei mesmo, sabe por que????

Porque não é nada fácil, você se preparar para uma entrevista, criar expectativas, fazer planos, enfim todos aqueles sentimentos que qualquer um tem quando é chamado para uma entrevista.

E ai, tudo desmorona em questão de segundos e isso se repete diversas vezes.

Ai, você percebe que o erro não está em você, que o buraco é muito mais embaixo e não tem muito que a gente possa fazer!!!

Infelizmente, não tem como ficar livre da deficiência, mas também não podemos nos fazer de vítima das circunstâncias!!!!

É preciso mesmo mostrar as caras, deixar a sociedade bater, é porque a cada entrevista que eu ia, era um tapa, daqueles que doía que deixavam marcas.

Essas marcas doíam e ainda doem, porem também me ensinaram muito, me ensinaram o que eu faço hoje, o meu atual trabalho.

O meu currículo é formado por marcas, cicatrizes e ainda não tive nenhuma empresa, até hoje, que leu o meu currículo!!!!!

Um texto de Damião Marcos e Carolina





Felicidade...



Meu nome é Felicidade.

Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser feliz.

Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser feliz!

Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje uma dádiva, por isso que é chamado de Presente.

Faço parte da daqueles que acreditam na Força do AMOR, que acreditam que para um história bonita não há ponto final.

Eu sou casada sabiam??

Sou casada com o Tempo.

Ah!!!

O meu marido é lindo!

Ele é responsável pela resolução de todos os problemas.

Ele reconstrói corações partidos, ele cura machucados, ele vence a tristeza...

Junto tivemos três filho:

A Amizade, a Sabedoria e o Amor.

A Amizade é a filha mais velha.

Uma menina linda!

Ela une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.

A do meio é a Sabedoria, culta, íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o Tempo.

A sabedoria e o Tempo estão sempre juntos!

O caçula é o Amor.

Ah!!

Como esse me dá trabalho!

È teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...

Eu vivo dizendo:

Amor, você foi feito para morar em muitos corações, não apenas em um.

O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!

Quando ele começa a fazer estragos, eu chamo logo o pai dele.

E aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!

Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:

TUDO NO FINAL DÀ CERTO, SE AINDA NÃO DEU, È PORQUE NÃO CHEGOU O FINAL.

Por isso acredite sempre na minha família.

Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria, e principalmente no Amor.

Aí com certeza um dia eu, a Felicidade, baterei em sua porta!!

Tenha Tempo para os seus sonhos, eles conduzem sua carruagem para as estrelas.

Tenha FÈ em DEUS!

Tenha um excelente dia!!

E não esqueça, SORRIA!!

O sei sorriso pode alegrar a vida dos que te cercam!!


Autor desconhecido








Só por hoje vou canalizar as minhas energias em coisas boas que me tragam conforto mental e espiritual.

Vou viver este dia da melhor forma que puder. Só por hoje, serei mais leve, mais amorosa e menos chorona.

Só por hoje vou tentar viver sem cobrar nada dos outros, me aceitando, respeitando, valorizando e amando de uma forma como nunca me amei antes... pois, descobri que sou a pessoa mais importante da minha vida!

Darléa zacharias













2 comentários:

  1. Posso ser deficiente, mas a deficiência jamais me define; sou deficiente por causa de um acidente de trânsito e venho me recuperando e recomeçando uma nova vida com novas perspectivas e muitos desafios pela frente a procura do meu espaço, pois a vida continua.

    ResponderExcluir
  2. A definição de cada pessoa depende de sua individualidade interior com a qual vao moldando gradativamente o seu destino independente de qualquer fator exterior. Portanto podemos concluir que nenhuma doença ou estado físico venha definir quem você é ou deixa de ser.

    ResponderExcluir