Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Como ganhar uma cadeira de rodas e banho gratis

Superação meu desafio




Como ganhar uma cadeira de rodas pelo SUS.




Você sabia que existe uma lei onde todo cidadão portador de deficiência física tem o direito de ganhar uma cadeira de rodas adaptadas e uma cadeira de banho, além de próteses, órteses e equipamentos?

Se você não sabia preste atenção nessa matéria que será de grande ajuda.

A Secretaria de Saúde do Estado, possui um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, que compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
A Rede de Assistência à Saúde da Pessoa com Deficiência, tem como finalidade atender ao usuário do SUS/RS com deficiência congênita e /ou adquirida através de Programas de Reabilitação disponibilizando consultas especializadas com equipe multiprofissional, concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Para que o usuário tenha acesso aos serviços de reabilitação física é necessário que ele faça a inscrição na secretaria de saúde de seu município.

Para fazer a inscrição o paciente ou alguém responsável por ele deverá levar a sua secretaria municipal de saúde, cartão SUS, cópia de documentos de endereço e prescrição(de órtese/ próteses ou reabilitação) de um profissional da Rede SUS.

Como conseguir cadeira de rodas pelo SUS:

1° Ir ao posto de saúde do SUS

2° Pedir ao médico uma receita determinando a necessidade de ter uma cadeira de rodas para livre locomoção

3° Com a receita em mãos procure a secretária da saúde de sua cidade e explique que você tem o pedido da cadeira de rodas feito pelo médico.

De acordo com a lei abaixo, apenas essa receita basta, pois de acordo com constituição a prescrição médica não pode ser descumprida pelo governo


A LEI:

COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - LEGISLAÇÃO FEDERAL ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS-OPM

1-MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PORTARIA Nº 116, DE 9 DE SETEMBRO DE 1993 DO 176, DE 15/9/93

O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições e,considerando a integralidade da assistência, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080 de 16.09.90);

Considerando que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação;

Considerando que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais aos usuários do sistema contribui para melhorar suas condições de vida, sua integração social,minorando a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e as atividades devida diária;

Considerando a autorização estabelecida pela RS nº 79 de 02/09/93 do Conselho Nacional de Saúde, resolve:

1 - Incluir no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde - SIA/SUS a concessão dos equipamentos de órteses, próteses e bolsas de colostomia constantes do Anexo Único.


2 - A concessão das órteses e próteses ambulatoriais, bem como a adaptação e treinamento do paciente será realizada, obrigatoriamente, pelas unidades públicas de saúde designadas pela Comissão Bipartite.

Excepcionalmente, a referida comissão poderá designar instituições da rede complementar preferencialmente entidades universitárias e filantrópicas para realizar estas atividades.


3 - Caberá ao gestor estadual/municipal, de conformidade com o Ministério da Saúde, definir critérios e estabelecer fluxos para concessão e fornecimento de órteses e próteses, objetivando as necessidades do usuário.


4 - O fornecimento de equipamentos deve se restringir aos usuários do Sistema Único de Saúde que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados dentro da área de abrangência de cada regional de saúde.


5 - Fica estabelecido que a partir da competência setembro/93, o Recurso para Cobertura Ambulatorial - RCA será acrescido de 2,5 %, destinado ao pagamento das órteses e próteses fornecidas aos usuários.



Observação: a fila de espera é de 1 à 2 anos – falo isso porque foi o tempo que fiquei para pegar a minha cadeira de rodas e a de banho. Boa sorte.

Todos nós temos consciência do quanto é importante uma cadeira de rodas pra quem não caminha, ela não só dá mais independência com também qualidade de vida.

Sem ela não conseguimos nos locomover, na realidade ela é as nossas pernas.








As Pessoas com Deficiência e os Dois Mundos.




Eu lá no meu blog inventei o termo "no mundo das deficiências", utilizo ele para me referir a certas coisas, que só quem tem uma deficiência e a família, vivi.

Vou dar exemplos para ficar mais claro: a gente dá valor a pequenas coisas, como, conseguir ficar sentado, comer sozinho, comprar um sapato comum, dar passos, daí por diante.

Entendeu????

Eu, não quero criticar, nem separar a pessoa com deficiência da sociedade, só uso esse termo, porque tem coisas que é fato, real, somente quem vivência sabe como é e isso não tem nada haver com inclusão, como as pessoas saberem aceitar o sujeito com deficiência, olhar para ele sem um pré julgamento!

Por que eu estou falando isso??


Aonde eu quero chegar com esse post????

Ah, agora vamos para o assunto mesmo!

Eu quando falo "no mundo da deficiência", não estou segregando, dizendo que temos vários mundos.

No entanto a sociedade faz questão de separar, de mostrar que a pessoa com deficiência não pode e não deve viver como qualquer outra pessoa.

Então temos a escola especial, as vagas nas empresas, separadas para a gente.

Se a pessoa com deficiência quer namorar, por favor, tem que ser com outro com deficiência também!!!!

Pessoa com deficiência não precisa ter tudo, vivenciar as coisas que pessoas normais têm!!!

Coloca acessibilidade em meia dúzia de lugares e tá ótimo!!!

A pessoa com deficiência tem que aprender a lidar com as limitações!!!!


Vai me dizer, que não é esse o pensamento das maiorias das pessoas?????



A gente enxerga claramente a divisão entre mundos e aí eu pergunto, como acabar com essa divisão???



Ela possível???



Ou é utópica??

Eu não acho que é utópica, ela é difícil sim, requer uma mobilização das pessoas com deficiência e das famílias, que realmente aceitam aquela pessoa com deficiência, como sendo sim um ser humano comum.

E fazer com que a sociedade conheça verdadeiramente o que significa uma deficiência, o que é ter uma deficiência o que é ser uma pessoa com deficiência.

A sociedade tem que ouvir, conversar com alguém com deficiência, tocar, perceber que a deficiência é apenas uma característica e não o todo daquele sujeito.

Precisamos educar a sociedade e depende de nós, que sabemos o que é uma deficiência, o peso que ela traz na nossa vida e que temos os mesmos direitos de viver, como qualquer outro ser humano.


Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.






As Pessoas com Deficiência e a importância do voto nas eleições.


É ano de eleição!!!

Já...já... começa aquele horário eleitoral, o coisa chata, porém necessária.

O voto é a nossa única ferramenta para mudar o Brasil, por isso é algo sério que não devemos abrir mão e precisamos estudar conhecer em quem vamos entregar o nosso país e pior, a nossa vida, né?


O país está em crise e estamos pagando caro, é desemprego, as coisas estão caríssimas.

Hoje tem gente que não consegue nem comprar o feijão, que é o básico...

Têm 12 anos, que eu voto.

Durante todo esse tempo, eu nunca deixei de ir lá à urna, é meu dever e seu também. 

Conheço várias pessoas com deficiência, que deixam de votar, acho um absurdo!

Tudo bem tem pessoas que têm dificuldades para chegar ao lugar, falta transporte, acessibilidade, a família não leva, porque acha desnecessário, enfim é um motivo e quem sou eu para julgar!!

No entanto tirando esses casos, a gente tem que mostrar para família como é importante a pessoa exercer a sua cidadania.

Já a falta de transporte e acessibilidade, se resolve com o voto, reclamando, mostrando que a acessibilidade, transporte e o voto, é um direito de todos!!!

Agora, há pessoa com deficiência que simplesmente, não vota, porque não quer, acha que não tem que votar, que não é obrigado, que ela não tem que opinar.

Deixa abrir um parêntese, tem pessoas que realmente, não votam, essas têm um porque, elas explicam, tem um raciocínio.

Não são delas que estou falando, mas sim das pessoas com deficiência, que elas mesmas, não se enxergam como seres humanos ativos na sociedade e como o voto delas, fazem a diferença...

Têm muito trabalho para ser feito nesse país para a gente e eu, acredito que tem gente querendo fazer.

Mas para fazer qualquer coisa, eles precisam da gente, do nosso voto, da nossa voz.

Não adianta ficar dentro da casinha, com medo, se fazendo de vítima. Inclusive, tinha que ter mais pessoas com deficiência lá, no governo, buscando o que precisamos de verdade!!!

Como já falei varias vezes aqui, falam tanto hoje em dia, sobre inclusão, diversidade, até tem gente ganhando dinheiro com isso.

No entanto eu acredito que só quem vive a realidade da deficiência, sabe o que é fundamental para um excelente trabalho, para incluir a pessoa com deficiência na sociedade.

Tudo bem tem gente querendo e até fazendo um trabalho bacana, mas falta a base, a vivencia, que a teoria não ensina.

Então é isso gente, reflita, estude, vá em busca do seu interesse, lute, vote!!!



Um texto de Damião Marcos e Carolina Câmara.


Fonte: www.inclusãodiferente.net



A palavra de Deus nos conduz, nos conforta pela Unção do Espírito Santo. Feliz daquele que entrega-se completamente a vontade de Deus e segue sem temer, pois o Senhor nos pede que: Sejamos leais aos seus sinais, aos seus pedidos de Pai para que possamos honrar a fé, que Ele deposita em cada um de nós.
Que possamos tomar posse da graça de cada dia, na certeza de que todos os dias, Deus nos carrega no colo e que, não somos capazes de carregar cruz alguma sem o olhar Dele, sobre nós. Deus nos Unge, Deus nos guarda e vela pelo nosso sono, e o nosso despertar.

Que possamos enxergar Deus nos pássaros, nas árvores, no alimento, na paz , na harmonia, na saúde ou na doença, no trabalho, no faminto, e especialmente em cada cristão.
Ivaneide Henrique












Um comentário:

  1. Muitas pessoas não tem conhecimento desse programa do SUS de órteses, próteses, cadeiras de rodas e banho e equipamentos para os deficientes; e ultimamente até cadeiras de rodas motorizadas são cedidas de graça; em todos os municípios do Brasil, basta que se dirija as UBS e se inscreva no programa com os documentos necessários.

    ResponderExcluir