Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

domingo, 25 de dezembro de 2016

Perguntas, frases e termos cretinos em relação á deficiência





Perguntas, frases e termos cretinos em relação à deficiência.



 

Ao longo dos meus 27 anos, acumulei (e vou continuar acumulando) "pérolas" que as pessoas dizem ou perguntam em relação à deficiência.

Sempre levei com bom humor, tranquilidade e relevei as koisas mais absurdas/cômicas que ouvi.

Nunca me senti agredida por acreditar que, em cem por cento dos casos, as pessoas disseram ou perguntaram por falta de conhecimento mesmo - não por maldade.

O fato é que, como trabalho com a deficiência e essa também é a minha identidade, adotei uma postura mais política (ou seria politizada?) nos últimos tempos... o que, automaticamente, levou-me à irritação com o uso indiscriminado de termos inadequados ao mundo dos deficientes.

Tenho absoluta certeza de que muitas (ou quase todas) pessoas com deficiência vão se identificar com o conteúdo desse texto, sejam elas surdas, cegas, cadeirantes, que nasceram já com a lataria amassada e/ou meio kapenga (tipo eu... ho ho ho).

Talvez as pessoas sem deficiência também se identifiquem em algum momento por terem dito/perguntado alguma "pérola" dessas que vou citar e comentar abaixo.

Termos cretinos:

Portador de deficiência.

Recorri ao bom o velho dicionário para não ficar só na minha impressão (que estava correta).

"Portar" significa carregar, conduzir ou trocar.

Agora me diz, karo leitor, desde quando eu porto meu joelho remendado?

Desde quando os cadeirantes podem simplesmente se desfazer da cadeira de rodas como se tirassem o sapato?

É tudo uma koisa só, um estado de viver o mundo.

Ou será que daqui a pouco teremos que tirar porte de deficiência?

Portador de necessidades especiais.

Gentem, quem não tem uma necessidade especial nessa vida?

Eu tenho tantas!

Tenho necessidade de água, chocolate, amendoins e livros.

Para alguns, a necessidade especial é uma rampa, para outros é ter uma bolsa Victor Hugo, para outros é simplesmente ter o que comer.

Termo muito relativo, não?

Especial / excepcional.

Bom, vejo aí uma tentativa (ridícula) de supervalorizar a deficiência como forma de compensar "a desgraça do coitadinho do deficiente".

Dispenso maiores explicações.

Então qual é a forma correta de se referir aos 'matrixianos'?

Diga apenas "pessoa com deficiência" ou "deficiente" e esqueça todo o resto!

Kombinado com Ká?


Frases e perguntas cretinas:

Fulano tem problema (é deficiente).

Quem tem problema é quem pensa isso.

Aliás, o que é problema?

E quem não tem problema?

Tadinho, ficou com problema (tornou-se deficiente).

Ninguém é coitado, minha gente.

Sem mais.

É mais fácil nascer com deficiência do que adquiri-la depois de certa idade.

Sinceramente não acredito nisso.

É muuuuito relativo.

Ter perdido uma capacidade pode ser tão frustrante (ou não) quanto nunca tê-la tido.

As dificuldades e as condições de enfrentamento à deficiência dependem de uma série de questões e variam de pessoa pra pessoa.

Portanto, não sejamos generalistas!

Com quantos caras "normais" você já se relacionou?.

Isso eu ouvi de um cara (supostamente "normal") metido a intelectual (aham!), não faz muito tempo, com quem eu tive um affair (chique demais essa palavra... risos).

O fato é que a pergunta dele me chamou a atenção por parecer que, como sou deficiente, só devo ter me relacionado com outros 'malacabados'.

Que ingênuo!

Logo virou desaffair... risos.

Tal lugar é deficiente ou Polícia deficiente.

Infelizmente, esse é um termo ainda bastante usado, inclusive na rede entre as próprias pessoas com deficiência na internet.

Muitos se expressam desse modo para se referirem a um lugar precário ou um serviço que não funciona bem, o que acaba remetendo à ideia de que ser deficiente significa ineficiência.

Que mentira!

O contrário de eficiente é ineficiente, certo?

Então vamos parar de escrever "dEficiente" e querer riscar o "d" daquilo que somos.

Então como se irritar menos diante de tanta koisa absurda?

Bem, apesar de não poder usar salto, eu não desço da sapatilha, retoco o batom e informo as pessoas.

Na medida do possível, eu explico as koisas com muita educação, pois, fazendo a linha rebelde, só ganhamos a antipatia dos outros.

Então todo cuidado é pouco para não criarmos o movimento inverso: com intenção de incluir e acabar segregando ainda mais.

Acredito que informação é o grande remédio e a grande vacina contra todas as bobagens que ouvimos ou dizemos por aí.

Bora lá disseminar as doses?



Fonte – koisascomka.blogspot.com.br







Descobrindo a própria força



Rachel tinha apenas dezesseis anos quando, certa noite, recolheu-se ao leito, no dormitório da escola.

Acordou seis meses depois, numa cama de hospital, na cidade de Nova Iorque.

Ela sofrera um forte sangramento intestinal que a fez mergulhar num longo estado de coma.

Era o fim de sua vida como uma pessoa saudável e o início de uma vida como pessoa portadora de doença crônica.

Foi nessa época que Rachel se recorda de ter verdadeiramente conhecido sua mãe.

Até então, lembrava-se dela como a profissional que passava longas horas trabalhando.

Rachel a via quando chegava em casa, tarde da noite, para lhe dar banho, ler uma história, dar-lhe um beijo de boa noite.

Era uma figura passageira que tinha um perfume gostoso e tomava conta dela nos finais de semana.

Durante os seis meses de seu coma, seus pais se tomaram de temores.

O prognóstico médico era sombrio.

Se saísse do coma, viveria como uma inválida, limitada por uma doença que os médicos não compreendiam, nem controlavam.

Teria que se submeter a uma série de cirurgias importantes.

Não deveria viver além dos quarenta anos.

Sem chance de retornar aos estudos.

Mas Rachel desejava ser médica.

Ali, deitada na cama, ouvindo seu pai lhe dizer tudo isso, ela ficou zangada.

Não importava o que diziam os médicos, ela iria voltar aos estudos, à faculdade.

Queria ser médica.

Nada a impediria.

Ah, disse o pai, uma coisa a impedirá, sim.

Não pagarei os seus estudos.

Foi então que a mãe de Rachel, sem alteração na voz, afirmou:

Eu pago a faculdade.

Tenho uma conta no banco há muitos anos.

É toda sua, Rachel.

Vinte e quatro horas depois, ela assinou um termo de responsabilidade e retirou a filha do hospital, contra a recomendação médica.

Tomou um pequeno avião e levou Rachel de volta à faculdade.

Nos seis meses seguintes, ficou levando a filha para as salas de aula, muitas vezes empurrando a cadeira de rodas, porque ela não conseguia andar.

Então, quando percebeu que ela poderia cuidar de si mesma, a deixou.

Telefonava todos os dias.

Os dois anos seguintes foram de muitas lutas.

Rachel não conseguia comer direito e tomava medicamentos fortes para controlar os sintomas.

Mas foi descobrindo uma força que desconhecia.

Encontrou uma maneira de viver essa nova vida e seguir em frente.

Concluiu a faculdade e passou a clinicar.

Anos depois, conversando com sua mãe, lhe perguntou porque a deixara sozinha em momento tão difícil.

Afinal, ela era a sua única filha.

Eu temia por você. – Disse-lhe a mãe.

Mas temia ainda mais pelos seus sonhos.

Se eles morressem, essa doença dominaria a sua vida.

A pior morte é permitir que sejam sepultados os próprios sonhos.


Amparar a vida, por vezes, é algo muito complexo.

Há momentos em que o melhor é oferecer a nossa força e a nossa proteção.

No entanto, acreditar numa pessoa num momento em que ela não consegue acreditar em si mesma, tem uma importância toda especial.

Essa nossa crença poderá se tornar o seu barco salva-vidas.




Fonte: - Momento Espírita, com base no cap. Uma questão de vida ou morte, do livro As bênçãos do meu avô, de autoria de Rachel Naomi Remen, ed. Sextante. Em 9.12.2015.





Acho que a segunda matéria responde toda indignação da anterior; pois para se mudar qualquer coisa depende única e exclusivamente de nós.

Pensem nisso!



Um abraço a todos e um bom começo de ano.












2 comentários:

  1. Eu acho que se deve olhar para o deficiente como uma pessoa normal, que apenas precisa de uma cadeira de rodas para se locomover e não como se fosse um demente, ou uma pessoa com doença contagiosa porque a deficiência não é transmissível, e assim para de fazer comparações, insinuações e outras atitudes estranhas e ridículas; vamos respeitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  2. Se houvesse a convivência e interação mais frequente das pessoas com os deficientes não haveria tanta estranheza com elas; muitos ainda tem receios de se aproximar de um deficiente como se fosse uma doença contagiosa; outros o tratam como se fosse um doente mental e outras situações; agora porque não se aproximar e levar um papo normal com eles, você pode se surpreender com sua inteligência e conversação.

    ResponderExcluir