Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Relacionamentos entre cadeirante/cadeirante e cadeirante/andante.

 


As vantagens
 e
 desvantagens

 



Muitas pessoas escolhem seus parceiros por encontrarem nos outros as qualidades que nelas faltam.

Como diz o velho ditado, "alguém que os complete".

Outros preferem ter por perto, indivíduos com gostos e ideias parecidas, as ditas "almas gêmeas ".

Isso também vale para nós cadeirantes.

Há muitos namoradores de rodinhas, "soltos" por aí!

Mesmo eu sendo cadeirante, confesso que me "assusto" da quantidade de homens e mulheres cadeirantes, chavequeiros e sedutores...

Porém, não vamos generalizar, também tem muitos cadeirantes comportados assim como eu!

Hehe.

A questão é, independente de ser um PCD ou não, relacionamentos amorosos sempre estarão presentes na vida de todos; faz parte da natureza do ser humano.

Algumas vezes de cadeirante X cadeirante, e outras, cadeirante X andante.


Quem tem contato com pessoas com deficiência, sabe que é natural cadeirantes terem relacionamentos afetivos com outros cadeirantes, pois além da afinidade que nasce entre eles, a identificação se torna um agravante nisso.

Por ambos serem pessoas com deficiência, um encontra no outro muitas semelhanças e também  muita compreensão.

Afinal, os dois passam ou passaram por situações parecidas durante suas vidas.

imagem ilustrativa
Foi o que aconteceu com uma amiga minha, que prefere não mencionar seu nome, mas que disse o seguinte:


"...Conheci meu esposo no hospital do Sarah, ele recém tinha sofrido uma lesão medular, ficando paraplégico, assim como eu.

Conversando sobre nossa "nova vida", fomos ficando cada vez mais próximos e íntimos...

Hoje somos casados, e lembro que durante o namoro ele nunca me questionou sobre nada, acredito que por não ser necessário mesmo.

Ele sabia como era a vida de um paraplégico, e um sempre entendia o outro...

Mas é claro que ser cadeirante não foi o único motivo que nos uniu, também gostamos do mesmo estilo de música/filmes, temos muitos interesses e ideias parecidas, enfim, um feito para o outro..."

Outra vantagem do namoro entre cadeirantes, é na hora de demonstrar suas dificuldades que para muitos é uma situação constrangedora que exige coragem.

Mas quando o parceiro é também um PCD, isso acontece com a maior naturalidade.

O (a) parceiro(a) tendo a mesma condição de vida, está acostumado(a) com algumas condições e/ou limitações.

Exemplo claro disso é a hora da sondagem:

Para muitas pessoas, "passar sonda" parece ser um procedimento dolorido e estranho, mas, para nós cadeirantes, isso é encarado com muita naturalidade.

Como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, além do ciúme, infidelidade, e outras coisinhas normais, que prejudicam um namoro, a condição física se torna outro empecilho no namoro entre PCD'S.

O ideal é que pelo menos um dos dois envolvidos no relacionamento, tenha um bom condicionamento físico para manter um relacionamento mais proveitoso, tendo maior autonomia de ir e vir, com maior liberdade.

Tudo isso é muito importante para exercer algumas atividades normais, como: fazer sua própria higiene pessoal, sem o auxilio do outro, fazer as tarefas domésticas, caso pretendam se casar, e até mesmo na hora de se relacionar sexualmente.

Não  se pode negar, que um andante nessas horas,  realmente tem mais vantagens do que um cadeirante.

Como diz minha amiga Lidi:

"-Carol, tu tem que arrumar um andante bem forte, que te pegue no colo, pra vocês passearem e tudo mais...”

Só falta ela falar que preciso de um andante montado num cavalo branco hehe...

Casal formado por um (a) andante e um (a) cadeirante, não é impossível de se formar.

Quem não lembra da novela da Luciana que casou com um gatão, andante, e que no final tiveram gêmeos?!

Uma história linda, que foi baseada na vida da atual deputada Flavia......

Ou seja, aconteceu mesmo.


Não só as mulheres cadeirantes, como os homens cadeirantes, podem ter relacionamentos com pessoas ditas "normais".

Para muitas pessoas, não existe preconceito com relação a isso, enxergam em um(a) cadeirante, as qualidades que só os dispostos conseguem enxergar, e acabam se apaixonando pelo(a)  amado (a) de rodinhas.

Até porquê, vamos combinar, nós cadeirantes somos apaixonantes mesmo hehe!!!!!


Outro exemplo de relacionamento que deu certo entre uma cadeirante e um andante, foi o da Lili Miranda e de seu marido Claudio Lucio Antonio

Vejam o que ela conta:

"...Já conhecia meu esposo de vista, mas foi numa festa que começamos a namorar.

Eu na época não aceitava usar a cadeira de rodas e depois de um tempo namorando, ele que me incentivou a usar a cadeira pra facilitar nossos encontros...

Durante o namoro, nunca tratamos minha deficiência como um problema, nem conversávamos sobre isso, apenas aproveitávamos o tempo juntos...

Depois de três anos eu engravidei, então decidimos morar juntos...

Vamos completar em Julho onze anos de união.

Sou uma pessoa muito feliz, pois tenho minha família comigo, eu, meu marido e nosso filho lindo!..."

Mesmo com a preservação de todas as condição físicas do(a) parceiro(a), é fundamental a compreensão por parte do outro, pois, quando isso não ocorre entre o casal, muitas vezes acaba interrompendo um relacionamento ainda no início.

Foi o que aconteceu com uma pessoa que também não quer que mencione seu nome, veja:

"Eu conheci um andante que logo de cara gostou de mim, acabamos ficando e nos encontrando sempre que dava.

Antes mesmo de me pedir em namoro ele me convidou para ter uma relação sexual.

Como naquele momento não estava preparada, eu logo disse que eu não podia e que não tinha como e nem lugar para fazermos alguma coisa.

Insistindo, ele disse que achava qualquer "cantinho", mas não entendia que comigo num cantinho qualquer, não tinha condições.

Ele não levou em conta a minha condição física, e não teve paciência até eu estar preparada...

Depois disso, nos vemos algumas poucas vezes mas logo acabou..."

Podemos passar horas e horas conversando e mostrando exemplos de casais que deram ou não certo, mas meu objetivo não é esse.

Quis apenas mostrar que se você é cadeirante e está interessando(a) em alguém, isso é completamente natural e possível.

Assim como diz Lulu Santos;

"Consideramos justa, toda a forma de amor..."



Beijos da Carol =)



Fonte: cantinhodoscadeirantes.blogspot.com.br



Comentário:

Na reportagem acima pode-se concluir que um cadeirante pode ter uma vida em comum com outro cadeirante e também andante e cadeirante tanto o homem como a mulher. e assim constitui uma família.

Existe um certo preconceito entre as pessoas em relação ao cadeirante; que na maioria das vezes atingi o próprio cadeirante no seu relacionamento amoroso, por acharem que a pessoa está com ele por compaixão, não o aceitando como é.

Nessas horas entra a tal questão do sexo; como ela ou ele podem querer namorá-lo se este não tem condições de fazer sexo, não passa de um inválido ou tem outro interesse em mente; assim pensam as pessoas.

Quando na realidade pode haver uma afeição e muita afetividade entre ambos, onde se completam e a deficiência não lhes atrapalha em momento algum o seu relacionamento, por se aceitarem como são e só desejam serem felizes.

Agora para os leigos o cadeirante não é impotente, apenas não tem a mobilidade dos chamados "normais" de resto são iguais a qualquer outro homem; podem gerar filhos e as mulheres podem engravidar e gerar filhos.

Existem vários casais que formam famílias e são felizes como qualquer outro casal.

Antes de criticar e julgar procurem primeiro conhecimento sobre o assunto, antes de saírem propagando aos quatro ventos boatos dos quais não tenham nenhum conhecimento.

Ah! eu sou cadeirante e vivo muito bem com a minha esposa que é andante a dez anos e muitos felizes.














2 comentários:

  1. Não vejo nada de estranho um cadeirante namorar uma cadeirante ou andante; porque o amor não tem barreiras e nem preconceito, ao contrário das pessoas que no seu ângulo de visão acham isso uma coisa bizarra, por querer esconder o preconceito e a revolta em relação as diferenças infelizmente; mas mesmo assim vemos muios exemplos de casais que esbanjam felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Minha conclusão ao ler esse post é: para o amor, não existem barreiras! Ganhou uma seguidora, adorei o blog!

    ResponderExcluir