Adaptação
veicular universal portátil.
Fácil
de instalar e de operar, dá ainda mais liberdade para
cadeirantes.
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Sempre
digo que uma das primeiras coisas que uma pessoa que sofre uma lesão,
ou outra enfermidade que o obriga a utilizar cadeira de rodas, deve
fazer, é voltar - ou começar - a dirigir.
E
em seguida utilizar as isenções que temos direito para comprar um
veículo e adaptá-lo. Isto porque o carro dá uma grande
independência, e esta é uma das principais conquistas após sofrer
uma limitação.
Só
que a gente sempre esbarra em alguns probleminhas.
Primeiro,
reaprender a dirigir, ou aprender para quem nunca dirigiu.
Não
era para tão complicado, bastaria fazer auto escola em um carro
adaptado.
Mas
nem toda cidade tem auto escola com carro adaptado disponível.
Aí
só viajando para outra cidade. Depois, vem a burocracia para
conseguir as isenções.
E
tem o tempo de espera.
Resolvida
a habilitação e as isenções, vem a compra do carro.
Esbarramos
no limite imposto para compra de carro, o que limita muito nossas
opções, pois precisamos de carros com bom espaço interno, com
porta malas grande e itens de tecnologia que facilitam a vida.
E
ainda tem um problema: não conseguimos fazer test drive, pois as
concessionárias não disponibilizam carros adaptados para isto.
O
que podemos fazer é buscar vídeos de outras pessoas fazendo test
drive e comentando sobre as vantagens do modelo para deficientes.
Um
equipamento simples, leve (é feito de alumínio) e muito
prático.
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Depois
de penar para encontrar um bom modelo, e finalmente colocar as mão
no carro novo, a gente tem que aprender a guardar a cadeira de rodas
sozinho no carro.
Com
um pouco de treino e persistência, conseguimos, e finalmente temos a
sonhada independência sobre rodas.
Conseguimos
sair de casa sozinhos, ir para o trabalho, viajar, passear, mas aí
resolvemos viajar de avião.
Buscamos
um lugar legal, levamos a esposa ou a família toda, e quando chega
no lugar, como locomover?
Ônibus?
Nem
sempre estão adaptados.
Táxi?
Alguns
deixam de parar por ser cadeirante.
O
ideal seria alugar um carro.
Como,
se as locadoras também não disponibilizam carro adaptado?
Outro
problema comum é quando vamos visitar parentes em outras cidades e
vamos de avião.
Eles
geralmente não tem carro adaptado, aí ficamos dependentes da boa
vontade deles nos levarem para onde quisermos.
Um
trabalho para os parentes, um constrangimento para nós, que vemos
muitas vezes as pessoas mudarem seus planos para nos atender.
Dirigir
com esta adaptação é muito fácil e seguro
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O
que fazer então?
Não
seria ótimo se houvesse uma adaptação para carros que a gente
pudesse levar para onde quiser?
E
que encaixasse em qualquer modelo de veículo automático?
Seus
problemas acabaram! Já existe, há mais de dez nos nos Estados
Unidos, uma adaptação veicular universal portátil.
Nome
comprido e bonito, que se traduz em independência para o deficiente.
Sabendo
disso, em viagem aos EUA comprei a adaptação que ilustra este post.
É
uma das várias opções que existem por lá, da marca Quicstick,
me pareceu ser a mais bem construída e mais leve, já que é de
alumínio.
Comprei
pelo site da empresa, custou 213,00 dólares já com o frete para o
hotel.
Meus
pais estavam passeando por Orlando e trouxeram para mim.
Não
houve problema na alfândega, pois o valor está dentro do limite de
500 dólares por pessoa.
Recebi
e testei no mesmo dia.
O
equipamento vem com manual em inglês bem simples, ensina a instalar
e operar.
A
instalação é muito simples, levei menos de 5 minutos para instalar
no carro do meu pai.
Ele
é preso aos pedais por borboletas, a gente aperta com as mãos e
fica bem firme.
Vem
com uma corrente para colocar por trás do pedal do freio por
segurança.
Depois
de apertado nos pedais, é só regular o comprimento de acordo com a
necessidade e travar as barras na altura desejada.
É
muito simples, basta colocar uma trava em cada barra.
Prontinho,
é só dirigir.
É
importante também ter um pomo de fácil instalação para instalar
no volante, eu tenho um que é fixado com apenas um parafuso.
A
aceleração é feita pelo dedão, e é bem suave.
Para
frear, é só apertar a barra de freio, a resposta é imediata.
Apesar
da adaptação ficar solta, e não fixa como estamos acostumados, é
só apoiar no banco e a gente acostuma.
Não
senti nenhuma insegurança ou instabilidade na adaptação, dirigi
por muito tempo, fiz manobras, baliza, tudo com precisão e
segurança.
É
uma excelente alternativa para usar o carro do pai, do irmão, ou de
um amigo quando necessário.
E
quando a gente viaja, ao alugar um veículo, também pode ser uma mão
na roda.
Outra
aplicação muito boa seria em concessionárias, elas deveriam ter
este equipamento disponível para que deficientes pudessem fazer test
drive em qualquer veículo automático que deseje comprar.
Fonte:
- blog do cadeirante
Test
drive na Fiat Toro 2.4 com adaptação universal
Além
de linda a pick up tem espaço de sobra e motor forte
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Já
mostrei aqui a adaptação veicular universal portátil, que permite
pessoas com mobilidade reduzida dirigir qualquer veículo automático
ou automatizado.
Com
ela, podemos utilizar o carro de parentes ou amigos, ou ainda alugar
um carro automático em uma locadora e dirigir com a adaptação.
Agora
vou mostrar outra aplicação muito útil para a adaptação
universal: fazer test drive.
Como
sabem, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida não podem fazer
test drive antes de adquirir um veículo justamente por não haver
veículos adaptados para test drive nas concessionárias.
Acredito
que não há interesse em disponibilizar veículos adaptados devido
ao custo que isto pode representar e porque devem achar que não vale
a pena separar um veículo para este fim por acreditarem que a
demanda é baixa.
Mesmo
sabendo que veículos adaptados podem ser dirigidos por qualquer
pessoa, podem achar que a adaptação atrapalha de alguma forma quem
não precisa dela para fazer o test drive.
O
fato é que a alternativa que a pessoa com mobilidade reduzida tem é
pedir a alguém para fazer o test drive por ela e confiar na opinião
dela ou buscar na internet test drive realizado por outras pessoas.
Acontece
que o test drive de uma pessoa com mobilidade reduzida deve
considerar alguns pontos que uma pessoa sem deficiência não
considera, como facilidade de acesso ao interior do carro, capacidade
do porta malas e facilidade para guardar uma cadeira de rodas.
Outra
opção é comparecer a uma feira de tecnologia assisitva, como a
Reatech, onde as montadoras disponibilizam veículos adaptados para
test drive. Porém isto demanda tempo e dinheiro para ir à feira, e
é preciso esperar até a época em que elas acontecem.
Felizmente
há pessoas com deficiência que fazem test drive nestas feiras e
disponibilizam em seus canais, como é o caso do canal deste blog.
Por
isto é importante nos mobilizarmos para demonstrar para as
concessionárias que somos uma fatia importante do mercado e
precisamos do mesmo tratamento de outros clientes.
Se
as concessionárias tivessem uma adaptação universal,
possibilitaria a todos a realização de test drive.
A
Automax Fiat, localizada à Av. Raja Gabaglia 2222, investe na
estrutura para deficientes e tem rampas para todas as dependências,
banheiro adaptado e atendimento exclusivo para quem for adquirir
veículo com isenção.
E
abriu suas portas para que eu fizesse um test drive na nova Fiat Toro
2.4 Freedom, com motor tigershark de 186 cv.
É
um carro muito confortável e forte, que não entra na regra de
isenções por ser utilitário, mas isto não impede que uma pessoa
com deficiência possa adquirí-lo.
E
essa é mais uma limitação que nós temos: não podemos aquirir
utilitário com isenção.
Mais
uma regra desnecessária e sem motivo.
Quer
dizer que uma pessoa com deficiência não pode ter um sítio ou
fazenda?
Como
se não bastassem as limitações que já enfrentamos
todos os dias...
Muito
conforto e tecnologia embarcada, aliado a prazer ao dirigir
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Mas
vamos às minhas impressões do test drive.
A
Fiat Toro é uma pick up belíssima, a mais bonita do segmento na
minha opinião.
E
o tamanho dela agrada bastante, não é grande demais nem pequena
demais.
A
porta tem um ótimo angulo de abertura, o que facilita aproximar a
cadeira de rodas, e apesar de ser um veículo alto, não é difícil
transferir para o banco do motorista.
Uma
vez transferido, o espaço interno surpreende.
É
bem fácil acomodar as pernas mesmo com uma adaptação instalada.
A
cadeira de rodas cabe com sobra na caçamba, que já vem com capota
marítima, protegendo o que estiver lá dentro.
Além
da cadeira, cabe com folga cadeira de banho, kit livre, malas, e
ainda dá para carregar um triciclo elétrico se tirar a capota
marítima.
Essa
é uma das maiores vantagens de comprar uma pick up, levar um
triciclo ou scooter elétrica, em uma viagem para praia, por exemplo,
E
apesar de ser um carro grande, com quase cinco metros de comprimento,
ela é ágil no trânsito e fácil de manobrar.
A
direção elétrica ajuda bastante, e é outro item fundamental para
quem tem mobilidade reduzida, principalmente pessoas com lesão alta
e comprometimento de membros superiores.
É
importante não precisar fazer muita força para manobrar, e a
direção elétrica deixa até as manobras curtas e lentas fáceis de
realizar.
Comandos
no volante e sistema multimídia com tela touch completam o pacote de
facilidades para quem precisa ficar com uma mão sempre na adaptação.
É
um veículo excelente para cadeirantes, porém não entra na regra de
isenção.
Mesmo
se entrasse, esbarraria no limite de valor, que hoje é de 70 mil
reais para isenção de ICMS.
Mais
uma vez, ficamos reféns dos limites absurdos para conseguirmos um
mínimo de conforto e bem estar.
Fonte:
blog do cadeirante
Achei
esta postagem muito interessante e curiosa para aquejes que tem
condições de adquirir um carro pelo sistema do governo de insenções
de impostos; pelo que vi parece ser bem prático e assim rsolvi
compartilhar com vocês.
Gostei, achei bem prático essa adaptação veicular portátil o bom é que se pode utilizar em qualquer veiculo, além da facilidade e praticidade da sua instalação no veiculo.
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