Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Dia de acesso para deficientes.




Dia de acesso para deficientes: usuários de cadeiras de rodas compartilham suas piores histórias de acessibilidade



Olivia Djouadi diz:

"Meu filho usa uma cadeira de rodas e nós não dirigimos.

Acesso é horrível na maioria dos lugares '

Para pessoas sãos, ser capaz de obter de A para B é um dado absoluto.

Quer se trate de um trem para outra cidade, ir às compras ou simplesmente deixar a casa, é fácil de tomar para concedido o fato tudo é projetado em primeiro lugar e acima de tudo para aqueles sem uma deficiência.

E, embora devamos celebrar os negócios e locais que usam seu tempo e recursos para tornar-se mais acessível, há muito trabalho a ser feito antes que as pessoas com uma variedade de condições podem levar suas vidas sem um número infinito de obstáculos no caminho.

"Houve um tempo em que passei três dias com exames bastante duros no hospital e cheguei 30 minutos antes de o trem partir - só para me dizer que minha ajuda não viria me encontrar", Sarah, de 30 anos Blogger e caridade trustee, diz Metro.co.uk.

"Foi-me dito que eu teria que esperar para o próximo trem - se meu namorado não estava comigo, eu sei que eu teria soluçado e esperou, mas ele assumiu o comando e levantou-se para mim.

Sarah tem Ehlers Danlos Síndrome - uma condição que afeta o tecido conjuntivo em todo o corpo - e por isso é um usuário de cadeira de rodas elétrica.

E embora ela diga que sua estação de trem local, Wellingborough, é 'fab' em fornecer acesso, tentar chegar ae de Londres é outra história.

"Eles nunca me encontraram com uma rampa, e me deixaram esperando por até 20 minutos antes de me ajudar a sair do trem", diz ela.

Que teve, como faria para qualquer um, um impacto emocional significativo.

"Isso me faz sentir que o meu tempo não é importante - como eles podem me deixar esperar porque eu não sou importante.

"Eu me sinto ansioso, especialmente porque eu viajo lá para consultas hospitalares, eu não quero chegar atrasado.

"Eu chorei, me senti inútil e isso arruinou meu dia. Isso me faz não querer viajar de trem, porque é tanta tensão.

Sarah certamente não está sozinha em suas experiências com os transportes públicos.

Shona, um blogueiro de 19 anos de idade com deficiência e estilo de vida, tem a Síndrome de Marfan - uma doença hereditária dos tecidos conectivos do corpo - e usa uma cadeira de força (uma cadeira de rodas elétrica) para se locomover.

'Outro dia, um motorista de ônibus se recusou a parar por mim, e me olhou bem nos olhos, para que eu soubesse que ele tinha feito isso de propósito', ela lembra.

"Havia um carrinho no lugar da cadeira de rodas - mas em vez de pedir que eles se movessem, o que eles poderiam ter ficado felizes sem problemas - ele me deixou na calçada".

"Isso me fez sentir como um cidadão de segunda classe, como pessoas sãos são mais dignos de respeito do que eu.


"Fiquei com raiva e frustrado por ser 2017 e nem conseguir pegar um ônibus sem que algo assim aconteça".

Shona explica que, embora muitas formas de transporte prometam que eles vão ser acessível para cadeira de rodas (pense nos pequenos símbolos de cadeira de rodas exibidos no mapa de Londres), muitos deles não entregam.

Alguém muito familiarizado com isso é Patricia, 65 anos de idade, que tem uma condição neurológica chamada siringomielia, e por isso tem usado uma cadeira de rodas por 30 anos.

Quando se trata de questões de acessibilidade, ela diz que "sempre foi um problema":

"Fui recentemente fazer compras na cidade com minha irmã - foi um dia muito molhado, então decidimos pegar um táxi preto quando chegamos à Estação Central de Glasgow", diz ela.

"Um motorista de táxi virou, olhou para mim e saiu sem explicação.

Outra não sabia como usar a alça em seu carro para proteger a cadeira de rodas.

"Levou quatro ou cinco táxis diferentes antes que alguém me levou para onde eu queria ir."

Frequentemente se os táxis dão uma razão para não a dirigir, será uma desculpa - que "suas rampas estão quebradas", ou algo ao longo daquelas linhas:

"Um motorista disse que os táxis nos turnos noturnos" não levam cintas "- como se as pessoas em cadeiras de rodas não saíssem à noite", diz ela.

"Uma coisa estranha é que muitos deles exibem um crachá desabilitado em suas janelas, o que significa que eles têm o treinamento certo para me levar de A para B, então quem sabe como eles conseguiram.

- É discriminação.

Patricia fez queixas ao seu conselho local, mas só recebeu "curtas, inúteis" respostas.

Da mesma forma, para Shona, não há "desculpa" para não parar para um usuário de cadeira de rodas, e ela acredita que os motoristas devem fazer mais esforço para mover os outros dos espaços para cadeiras de rodas - mesmo que não tenham certeza de que será possível:

Precisa ser uma melhor educação para motoristas de ônibus, e regras mais claras.

E para Sarah, o que é necessário é um nível aumentado de compreensão.

"O pessoal precisa de um melhor treinamento de conscientização sobre deficiência - eles precisam entender o que é estar em uma cadeira de rodas, e não ser capaz de saltar de um trem facilmente como todo mundo", diz ela.







Conheça Suellen Calixto...




Olá, me chamo Suellen Gomes Calixto, tenho 26 anos, casada, moro em Taubaté, interior de São Paulo, bacharel em Administração.


Aproximadamente aos 4 anos fui diagnosticada com a neuropatia de Charcot Marie Tooth...

Andei até os 16 anos...

Mas a minha vida toda eu ja sabia q iria parar de andar em algum momento, pois tenho um irmão com o mesmo diagnóstico...

Sobre a doença, quando criança, caia mais q o normal, fui muito "zoada" pelas outras crianças as quais convivia ( escola, vizinhança, primos...).

Preconceito manifestado não me lembro de nenhum caso que tenha me marcado, ja o preconceito escondido, onde apenas olhares sao capazes de expor, isso sempre... ser "corta-assunto" dos grupinhos de adolescentes na maioria dos lugares públicos, que quando passo todos param de conversar pra te ver passar... isso foi o que sempre me incomodava, ter que ir em qualquer lugar e ser reparada por todos, sempre me intrigava e muitas vezes me escravizava a ponto de optar não ir, tipo nos dias de TPM brava por exemplo... kkkkkk


Eu sempre fui uma pessoa descolada, carismática, nunca deixava me abater por tanto tempo, minha vida toda me "preparei" psicologicamente pra cadeira de rodas, pois tenho um irmão com o mesmo diagnóstico. masss a teoria é bemmmm distante da prática , rsrs e dos 14 aos 16 anos, onde era nitido q realmente tava perto de pegar a cadeira de rodas, foi dificil, nao foi constante, mas nao foi nada facil aceitar isso...evitei ao maximo esse dia kkkk (faz parte) eu era muito rueira, da "baguncinha" rsrs a dificuldade para andar foi chegando e eu fingindo q nada tava acontecendo, saia com as amigas carregada nas costas, de bicicleta e fazia meus pais tbm me carregarem... ate q um dia eu e uma amiga combinamos de ir num festival de reggae ( o som q eu mais amava) e na hr de ir, ela me disse:



Su só vamos se vc levar a cadeira, nao tem como ir sem né?!



E eu tipo: ?￰゚リᆵ? e depois de alguns segundos "paralisada" falei: ta né ( meio apavorada) kkkkk


E desde entaooo percebii quão livre poderia ser... afinal eu dependia muito das pessoas para me locomover.. e foi muito melhor ter aceitado logo

Como eu disse sempre fui meio descolada e era difícil me ver triste e deprimida, mas eu guardava muitos monstros e tristezas por dentro, quem me conheceu via quanto eu era "rebelde", dava de durona pra esconder meus sentimentos oprimidos... e ai Jesus se apresentou a mim, me ajudou a matar todos os monstros q viviam escondidos dentro de mim, naqueles lugares de dificil acesso kkkkk na verdade tem me ajudado todos os dias, e me da uma paz e uma alegria q é impossível de se achar na vida, me presenteou com um marido abençoado e maravilhoso.

Se sou feliz?

Muito mais que isso!

É possivel sim ser feliz com poucos movimentos, ou ate mesmo sem braço ou pernas ou sem os dois, pq o q te faz feliz nao são membros , mas por experiência própria, a felicidade, a alegria, a paz, e tudo o mais q precisamos, q desejamos para uma vida top de linha, esta em Jesus, e acredite:

ELE É O ÚNICO QUE PODE MATAR OS MONSTROS QUE NÓS MESMO "ALIMENTAMOS"!

Que Ele possa se apresentar a vocês e possam entender que nossa dependência deve estar NELE e não em nossas cadeiras, muletas ou qualquer acessório que nos ajude em nosso dia a dia, ou pessoas q conduzem nossas cadeiras e nos ajudem em algo que nós não fazemos sozinhos, pois sem nenhuma dúvida afirmo: poderíamos ter todos nossos membros funcionando perfeitamente , uma vida estável , mas sem ELE continuaremos com nosso vazio preenchido por sonhos inalcançáveis e monstros escondidos!






Auto estima

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome...

Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.

Hoje sei que isso é...

Autenticidade.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de...

Amadurecimento.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é...

Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável...

Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo.

De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama...

Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.

Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é...

Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.

Hoje descobri a...

Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro.

Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.

Hoje vivo um dia de cada vez.

Isso é...

Plenitude.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar.

Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é...

Saber viver!


Kim e Alison McMillen











Um comentário:

  1. Infelizmente em nossas cidades o transitar de cadeiras de rodas por elas é uma aventura, não existe nenhuma infraestrutura urbanística de fácil acesso para deficientes, um transporte público de baixa qualidade, escolas, faculdades e universidades inacessíveis, muitos órgãos públicos inacessíveis, enfim não existe programas e nem projetos de mobilidade urbana que dê livre acesso aos deficientes e nem inclusão social.

    ResponderExcluir