Acreditar em si mesmo

Acreditar em si mesmo

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Bandagem elástica funcional australiana




Bandagem elástica
 funcional:
 funciona mesmo
 

Quem acompanha esporte, seja ao vivo ou pela televisão, já deve ter visto alguns atletas utilizando uma espécie de faixa colorida em algum lugar do corpo e deve ter se perguntado do que se tratava:

algum tipo de tatuagem colorida descartável?”

pintura de guerra para assustar os adversários?”.

Nada disso!

Trata-se de uma bandagem elástica funcional, conhecida também como banda neuromuscular ou bandagem elástica.

Ela é feita a partir de algodão, possui uma cola especial para grudar na pele e poros para facilitar a respiração cutânea, além de poder ser esticada até 140%.

Criada nos anos 70 na Ásia, este tipo de bandagem tem como funções:

Estabilização;

Contenção;

Imobilização;

Proteção;

Prevenção;

Estimulação.

Segundo o Dr. Kenzo Kase, criador da bandagem elástica conhecida como Kinesio Tape, “os músculos não realizam apenas movimento, mas também influenciam os sistemas circulatório, linfático e térmico”.

A tensão criada a partir da elasticidade da bandagem, segundo o criador da técnica, é capaz de, por exemplo, aumentar o espaço subcutâneo.

Isto estaria relacionado com a melhora da circulação local.

Ao aplicar-se a bandagem sobre um músculo, ele pode ser estimulado indiretamente a relaxar-se e ativar-se, de acordo com a forma de aplicação.

Se aplicado no sentido da origem para a inserção do músculo o efeito será de tonificação ou ativação.

Aplicando-se no sentido contrário, o efeito é relaxante.

Outros efeitos que podem ser atingidos por meio da aplicação, além da regulação tônica, são a analgesia, estimulação da propriocepção e da consciência corporal e eliminação de bloqueios circulatórios e linfáticos, como edemas e hematomas.

As contra-indicações para a aplicação da bandagem elástica são:

Trombose;

Ferimentos;

Edema Geral;

Carcinomas;

Gravidez;

Peles especiais.


Apesar de essas bandagens estarem sendo muito utilizadas, tanto no meio esportivo quanto fora dele, pouco se estudou de fato a respeito de seus verdadeiros efeitos.

Enquanto quem as aplica defende com unhas e dentes sua utilização, muitos acham que ela não passa de um placebo, ou seja, que tem efeito psicológico sobre quem as utiliza.

Muitos dizem também que se trata apenas de uma jogada de marketing e que daria no mesmo usar, ao invés da bandagem de marca X ou Y um simples pedaço de esparadrapo para obter os mesmos efeitos.

Enquanto não houver estudos sérios a respeito das bandas neuromusculares, sem fins marqueteiros, não saberemos ao certo como ou se realmente funcionam.

Enquanto isso não acontece, muitas pessoas continuarão usando-as de maneira empírica, ou seja, sem evidência científica de que funcionam, acreditando apenas nos resultados obtidos por meio da utilização e nas próprias experiências práticas.



Fonte: - Fernando Pripas / NEAF Studio de Pilates - Foto: Mezzotint / Shutterstock





Dynamic tape.



A nova bandagem funcional Australiana

Esta é uma nova abordagem no que diz respeito a Bandagem Concebida especialmente em material altamente elástico para proporcionar energia para a cadeia cinética.

Desenvolvido por um fisioterapeuta, a Dynamic Tape não foi projetado para limitar a amplitude de como as fitas rígidas, mas para permitir um amplo alcance do movimento enquanto continua a fornecer um forte apoio onde for necessário.

Suas propriedades únicas, com possibilidade de estiramento ilimitada, para qualquer lado, permite uma aplicação que nunca se conseguiria com as bandagens rígidas, ou mesmo com a Kinesio Tape.

Mas não se trata um substituto para outras fitas, mas em vez disto é uma ferramenta adicional para auxiliar nos tratamentos clínicos.

Esta fita inovadora pode contribuir com sua energia potencial elástica para resistir, facilitar, inibir, descarregar ou carregar tecidos moles, ou para ser usada em adição aos efeitos normais proprioceptivos, neurofisiológicos e circulatórios da fitas convencionais.

Em muitos casos, a fita atua como um segundo músculo com uma elasticidade que imita e facilita a ação do músculo lesionado.

O método Dynamic Tape é completamente diferente do método do Kinesio Tape ou outros métodos de bandagem funcional.

Ela é facilmente incorporada na prática clínica para aumentar a eficácia de um tratamento.

O resultado é uma abordagem genuinamente biomecânica de “taping”.

A fita é extremamente macia ao toque e altamente adaptável.

O adesivo foi testado e avaliado como não irritante, não sensibilizante e não tóxico.

Aplicado em tiras finas melhora a capacidade da pele de respirar juntamente com o tecido altamente respirável.

Dynamic Tape permite que a água atravesse até a pele, no entanto pode secar em segundos com auxilio de uma toalha.

É bem tolerada, para uso prolongado e é provavelmente a mais confortável fita atlética no mercado.

Disponível em rolos 5cmX5m e 7,5cmX5m de largura.

Apresenta exclusivo design de tatuagem na cor bege com impressão em preto e ainda uma versão discreta em bege com impressão em creme.


Fonte: – Conmov Movimentos Conscientes




Comentário 
Hoje comecei esta postagem abordando o tema:“ Bandagem elástica funcional e sua funcionalidade”.

Para melhor entendimento do assunto entrei com duas definições de bandagem elástica funcional, a tradicional e a nova bandagem funcional Australiana.

Resolvi abordar este tema porque eu acho que pode ser útil para outras pessoas e as ajude, como está me ajudando na terapia ocupacional.

Faz alguns anos que sofri um acidente de bicicleta que me deixou tetraplégico um traumatismo raqueo medular.

A alguns anos faço fisioterapia continuamente para a melhoria e fortalecimento dos movimentos; assim gradativamente consegui obter resultados positivos e uma semi independência.

È um tratamento prolongado e gradativo necessário para a manutenção do que já consegui e angariar maior evolução na reabilitação; um tratamento que vai durar a vida toda.

E desde o começo de 2013 venho fazendo com a neurologista aplicação botulínica com a finalidade de soltar a musculatura para melhoria dos movimentos.

A partir das minhas aplicações comecei a notar maior amplitude dos movimentos e mais desenvoltura deles; movimentos que eram de difícil execução tornam -se mais fáceis.

Foi através da neurologista fui encaminhado para também fazer tratamento com a terapeuta ocupacional.

Venho já a algum tempo no tratamento com a terapeuta ocupacional, com ela aprendi vários exercícios que estão me ajudando muito no meu dia dia e me dando mais independência.

Como coisas simples como tirar e vestir uma camisa; escrever; digitar o teclado do computador;; se esfregar no banho e etc.

Pode parecer coisas banais mas para que perde os movimentos são essências e necessárias além gratificante poder executá-las.

São exercícios simples e fáceis que surtem um enorme efeito na coordenação motora dos movimentos.

De uns quinze dias para cá a terapeuta ocupacional a Dra Adriana trouxe uma nova técnica a da Dynamic Tape ´a nova bandagem funcional Australiana.

Ela conversou comigo e perguntou se eu estava interessado em experimentar a nova bandagem, me explicou minuciosamente os benefícios que ela poderia me trazer.

Achei interessante a nova técnica e aceitei experimentá-la; a doutora fez uma avaliação e um teste com um pequeno pedaço da bandagem para ver se eu tinha alergia a bandagem.

Na outra sessão do tratamento ela aplicou a bandagem nos dedos indicador, médio, anelar e mindinho; por incrível que possa parecer percebi a diferença logo no começo, os meus dedos se estenderam eu os fechava eles se estendiam rapidamente; muito interessante o seu efeito.

A doutora me falou que a duração era de três a quatro dias, podia se tomar banho normalmente; passou vários exercícios para os dedos.

Consegui naquela semana ficar com ela por cinco dias, foi quando começou a soltar-se sozinha; o impressionante é que os dedos no meu modo de ver apresentavam uma melhora.

Na semana seguinte quando retornei para mais uma sessão a Dra Adriana fez uma avaliação e constatou um enorme efeito nos movimentos dos dedos e as mãos mais aberta.

E nessa segunda vez ela aplicou no polegar para estendê-lo; nos dedos indicador, médio, anelar e mindinho; e também no punho; e na semana que vem ela vai fazer uma avaliação dos efeitos da bandagem Australiana.

Recomendou que eu continuasse com os exercícios das mãos, dos dedos e de punhos na semana.

Em casa continuei com os exercícios recomendamos e estou notando uma enorme diferença nos movimentos da mãos e dos dedos, o punho esta mais flexível; e a bandagem ainda não se soltou já vai para cinco dias.

Estou aqui na postagem deixando umas fotos para vocês terem uma ideia de como fica a bandagem nas mãos e no ante braços.

Além disso estou tendo resultados muito bom com a aplicação da bandagem e ampliando os meus movimentos.

Outra coisa que notei que mesmo tirando a bandagem consigo manter a amplitude dos movimentos.

Conforme eu for utilizando passo o resultado para vocês terem uma noção dos resultados ok.


Um abraço a todos!



A sorte se faz com os pés, andar é o melhor dos amuletos.

Parado há poucas chances.

Poesia se faz rompendo o branco do papel.

Chuva se tem cobrindo o azul do céu.

Sentirás dor. Mas haverá dias em que o sol não virá.

Só não se esqueças de acreditar na bonança.

Depois do inverno, virão as flores.

Primavera virá.

E não se esqueças de andar.

Andando, nunca será tarde demais.


Fred Sá Teles



 







Um comentário:

  1. A bandagem elástica funcional australiana funciona mesmo ajuda muito na desenvoltura dos movimentos o s deixando mais amplos; já fiz aplicação dela e me senti muito bem.

    ResponderExcluir